Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Idosos de Goiás conquistam direito a apadrinhamento afetivo

13 de Dezembro de 2024 às 14:13

Política Estadual de Apadrinhamento Afetivo de Pessoas Idosas, proposta pelo deputado Virmondes Cruvinel, foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil). A Lei nº 23.148, de dezembro de 2024, visa promover a integração social da pessoa idosa residente em instituições de longa permanência, asilos ou similares.

O apadrinhamento afetivo é voluntário e consiste no estabelecimento de vínculos socioafetivos entre a pessoa idosa e o padrinho ou madrinha e não implica responsabilidade civil, guarda, tutela ou adoção.

Conforme a legislação, assegura o convívio familiar, ainda que parcial, promovido por visitas ao lar do seu “padrinho”, convivência comunitária, acompanhamento da saúde, bem como troca de experiências e de valores éticos.

A Política Estadual tem como objetivos: promover a integração da pessoa idosa com a comunidade, combater a solidão e o isolamento social e permitir o acolhimento e apadrinhamento social, nos finais de semana, feriados e datas comemorativas;

Além disso, possibilitará, por meio de procedimentos simplificados, a inserção e o convívio social das pessoas idosas das instituições.

A fim de atender às diretrizes estabelecidas pela legislação, será estimulada a capacitação de padrinhos e madrinhas, acompanhamento periódico das atividades desenvolvidas; e garantir a integridade e o bem-estar da pessoa idosa apadrinhada. 

Também será estimulada a divulgação e adesão à Política e, ainda, o fomento da prática de ações e atividades de lazer, cultura, esporte e saúde e, por fim, o respeito, a valorização e a inclusão da pessoa idosa na sociedade.

Gabinete Dep. Virmondes Cruvinel Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.