Notícias dos Gabinetes
Iniciativas estratégicas marcam balanço da Frente do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa em 2024
Comprometida em impulsionar o empreendedorismo e modernizar as cidades goianas, a Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo e das Cidades Inteligentes consolida-se como um espaço estratégico de diálogo no Parlamento de Goiás.
No decorrer de 2024, a frente criou o Fórum de Desburocratização, realizou o seminário ‘Repensando as Cidades’, além de eventos, como a campanha Abril Laranja e o projeto de Empreendedorismo nas Escolas.
“A frente reafirma seu protagonismo em políticas públicas transformadoras, pautadas na eficiência e no engajamento social, beneficiando diretamente os cidadãos goianos e a economia local”, destacou o presidente da frente, deputado Virmondes Cruvinel.
O Fórum de Desburocratização foi uma iniciativa pioneira da frente e promoveu três reuniões estratégicas no decorrer do ano. Nos encontros, foram discutidas propostas e soluções para reduzir entraves burocráticos que afetam o setor empresarial e a gestão pública. Para 2025, a frente irá atuar na ampliação do fórum, com novos temas e maior alcance.
A primeira reunião, realizada em junho, teve como tema "Diagnóstico dos Principais Gargalos Burocráticos em Goiás". O encontro reuniu parlamentares, representantes de associações empresariais, advogados e gestores públicos. Os principais resultados foram mapeamento dos principais problemas enfrentados por empreendedores e gestores no Estado e criação de um grupo de trabalho para elaborar propostas de modernização administrativa.
No mês de agosto, o Papel da Advocacia na Desburocratização foi tema da reunião com advogados, representantes da OAB, empresários e autoridades. O encontro identificou entraves legais e regulamentares que dificultam o empreendedorismo, além de apresentar propostas para maior integração entre órgãos públicos e advocacia para simplificar processos.
O último encontro de 2024, realizado na sede do Sebrae Goiás, abordou "Desafios e Soluções Práticas para a Desburocratização". Sentaram à mesa, representantes da diretoria do Sebrae, gestores públicos, empresários e startups. Ao final, foram apresentados cases de sucesso na digitalização e simplificação de serviços e discutido o uso de ferramentas tecnológicas para modernizar a gestão pública.
No mês de novembro, o 1º Seminário "Repensando as Cidades", na sede da Alego, reuniu cerca de 300 participantes, dentre eles cidadãos, gestores públicos, acadêmicos e empresários. O encontro foi um ambiente oportuno para o debate sobre o conceito de cidades inteligentes e como essas podem transformar a vida dos cidadãos goianos.
Na ocasião, foram apresentados paineis de discussão com especialistas em urbanismo, tecnologia e políticas públicas; projetos inovadores em mobilidade urbana, segurança pública e sustentabilidade; além do debate acerca da integração de tecnologia na gestão pública para melhorar serviços como saúde e educação.
Como resultado foram identificadas oportunidades para implementação de cidades inteligentes em Goiás e a criação de um plano de trabalho conjunto com instituições acadêmicas e empresariais para desenvolvimento de projetos piloto em municípios goianos.
Na agenda para o ano de 2025, além da realização de edições setoriais e ou regionais da segunda edição do seminário ‘Repensando as Cidades’ , em conjunto com as associações de municípios; e o estabelecimento de parcerias para concretização de projetos de cidades inteligentes em Goiás.
Com a campanha Abril Laranja, realizada no mês de abril, a frente visou conscientizar a população sobre os maus-tratos aos animais e promover ações de proteção animal. Como resultado, foram arrecadadas cerca de duas toneladas de ração e além de promover o fortalecimento da rede de proteção animal no Estado.
O trabalho, focado em ampliar a assistência aos animais em situação de vulnerabilidade, envolveu mais de 500 pessoas na campanha, além de ONGs e instituições públicas.
Empreendedorismo nas escolas
O projeto de Empreendedorismo nas Escolas também foi uma ação fomentada e apoiada pela Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo e das Cidades Inteligentes por meio do trabalho de Virmondes Cruvinel.
Com o objetivo de desenvolver habilidades empreendedoras, como liderança, criatividade e inovação, em estudantes da rede pública, ao longo de três meses foram realizadas atividades envolvendo o empreendedorismo. A iniciativa contou com a participação do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Goiás e a colaboração com a ONG Oásis de Sonhos.
As atividades foram realizadas no Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Novo Horizonte e colégios estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Major Oscar Alvelos, no Parque Atheneu e Waldemar Mundim, na Vila Itatiaia, em Goiânia.
Distribuídas em cinco etapas: Capacitação, Planejamento e Definição do Projeto e Dia D, no qual os estudantes colocaram em prática os projetos selecionados para revitalização dos espaços escolares de acordo com as próprias escolhas. Ao final, foi realizado um sarau em que os alunos celebraram as realizações e conquistas alcançadas durante o projeto, quando tiveram oportunidade de destacar as melhorias feitas em cada escola.
Resultados:
CEPI Novo Horizonte – Revitalização da biblioteca da escola com novas pinturas nas paredes e prateleiras, além de uma arte idealizada e executada pelos alunos. Também foi criada uma nova área para a prática de esportes, com quadras de vôlei e futebol totalmente reformadas. Os alunos criaram ainda um grafite no muro da escola, que se tornou uma expressão artística para o ambiente escolar.
CEPMG Major Oscar Alvelos – Os alunos realizaram grafites no muro da quadra de esportes, contribuindo para a revitalização do ambiente. O refeitório da escola ganhou uma pintura representativa do Cerrado. A decoração dos banheiros também foi reformada, com pintura de azulejos e a organização de itens de higiene para esses espaços. A biblioteca ganhou um desenho de um ipê, além de pufes feitos com pneus arrecadados pelos próprios alunos.
CEPMG Waldemar Mundim
Melhorias na quadra poliesportiva, como a troca de telas, redes e pintura dos muros. Os alunos participaram de uma oficina criativa, onde pintaram quadros e vasos com plantas para decorar o espaço de convivência da escola.