Notícias dos Gabinetes
Propostas por Lucas do Vale, leis que ampliam direitos e cuidados para portadores de diabetes e pacientes com transtornos mentais são sancionadas
Parlamentar atuante e comprometido com a construção de políticas públicas eficientes, o deputado estadual Lucas do Vale (MDB) vem se destacando pelo trabalho sério e pela implementação de iniciativas que têm contribuído para a qualidade de vida dos goianos. Exemplos disso são as leis de sua autoria recentemente sancionadas pelo governador Ronaldo Caiado: a que institui a Política Estadual de Atenção, Cuidados e Proteção da Saúde Mental e a que cria o Estatuto do Portador de Diabetes em Goiás, para dispor sobre a retinopatia diabética.
A primeira lei, que implementa a Política Estadual de Atenção, Cuidados e Proteção da Saúde Mental, visa melhorar o atendimento e o suporte aos pacientes com transtornos mentais, promovendo a integração entre os serviços públicos de saúde, órgãos e entidades, e garantindo uma abordagem mais humana e eficaz. A medida também tem como objetivo reduzir o estigma associado às doenças mentais e oferecer tratamento adequado, principalmente para as populações mais vulneráveis.
Já o Estatuto do Portador de Diabetes em Goiás representa um avanço significativo para a saúde pública do Estado. A lei assegura a ampliação de direitos e serviços para os portadores de diabetes, como o acesso facilitado a tratamentos médicos, medicamentos, exames e acompanhamento especializado. A iniciativa prevê ainda a criação de campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do manejo adequado da doença.
De acordo com o parlamentar, são leis que, além de assegurar direitos fundamentais e promover uma sociedade mais inclusiva, também visam dar visibilidade a questões que afetam diretamente o bem-estar social das comunidades. "Essas iniciativas não apenas buscam fomentar ações que tragam soluções reais para os desafios enfrentados pelos portadores de diabetes e para os pacientes com transtornos mentais, mas também têm o objetivo de garantir mais dignidade, qualidade de vida e plena inclusão nas diversas esferas da sociedade, especialmente para quem mais necessita de atenção e cuidado", justificou Lucas do Vale.