Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima quer estabelecer princípios e diretrizes para o uso da Inteligência Artificial na administração pública de Goiás

19 de Fevereiro de 2025 às 16:19
Bia de Lima quer estabelecer princípios e diretrizes para o uso da Inteligência Artificial na administração pública de Goiás

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou, nesta quarta-feira, 19, um projeto de lei que estabelece princípios e diretrizes para o uso da inteligência artificial (IA) no âmbito da administração pública do Estado de Goiás, com o objetivo de promover a inovação, eficiência, transparência e ética na utilização das ferramentas.

Conforme a propositura, são objetivos da lei garantir que o uso da IA na administração pública respeite os direitos fundamentais e promova o interesse público; fomente o desenvolvimento e a adoção responsável de tecnologias de IA em Goiás; assegure a transparência, confiabilidade e segurança nos sistemas baseados em IA implementados pela administração pública estadual e ainda promova a capacitação técnica de servidores públicos para o uso eficiente e ético de sistemas de IA.

De acordo com a deputada, o projeto visa garantir a implementação dessa tecnologia seja realizada com responsabilidade, transparência e alinhamento aos direitos fundamentais dos cidadãos.

“A Inteligência Artificial representa um dos pilares da transformação digital, oferecendo oportunidades para aumentar e eficiência, a precisão e a acessibilidade nos serviços públicos. No entanto, o uso inadequado ou desregulado de IA pode gerar riscos, como a discriminação algorítmica, a violação de privacidade e a exclusão digital. Por isso, é necessário que o Estado atue de maneira proativa para assegurar que essas tecnologias sejam aplicadas em benefício da sociedade”, aponta a parlamentar.

Ainda de acordo com Bia de Lima, “o projeto propõe princípios fundamentais, como ética, transparência, privacidade e inclusão, que orientam a adoção de IA de forma a atender ao interesse público e minimizar riscos. Além disso, estabelece diretrizes práticas para a governança, a segurança e a supervisão dos sistemas de IA, promovendo uma administração pública mais moderna e eficiente”.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.