Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
De iniciativa de Mauro Rubem, audiência pública SOS Saneago contra PPPs tem alta participação e teve mais de 1,7 mil visualizações na TV Assembleia Legislativa

26 de Fevereiro de 2025 às 13:30
De iniciativa de Mauro Rubem, audiência pública SOS Saneago contra PPPs tem alta participação e teve mais de 1,7 mil visualizações na TV Assembleia Legislativa

Deputado e trabalhadores lançam campanha em defesa do patrimônio público e contra as PPPs: “SOS Saneago: Privatizou, A Conta Subiu: Diga Não às PPPs”

Defensor do patrimônio público e dos direitos dos trabalhadores, o deputado Mauro Rubem (PT) lançou, nessa terça-feira, 25, a campanha “SOS Saneago” em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG), a Federação dos Urbanitários do Centro-Norte (FURCEN) e a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU).

O lançamento ocorreu durante a audiência pública A Experiência da Privatização da CELG e as PPPs na Saneago, realizada na Assembleia Legislativa de Goiás, com o objetivo de discutir os impactos da privatização da Celg e as propostas de concessão às parcerias público-privadas (PPPs) da Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago).

Com cerca de 600 urbanitários, os trabalhadores, representantes de sindicatos e entidades ligadas à defesa dos serviços públicos realizaram, antes da audiência, um ato público em frente à entrada da Casa de Leis para protestar contra as mudanças previstas para a Saneago.

As chamadas Parcerias Público-Privadas (PPPs) são, na prática, privatizações. A audiência pública fez parte da mobilização contra a privatização da Saneago e do leilão dos serviços de esgotamento sanitário, que atualmente são realizados pela Companhia de Saneamento de Goiás S/A (SANEAGO), e estão previstos para o segundo semestre de 2025.

Durante o evento, o deputado pontuou que a privatização da Saneago é um ataque às empresas públicas do Estado. “Vender a Saneago é entregar uma empresa pública eficiente e preparada, com trabalhadores e trabalhadoras altamente qualificados. Nós sabemos que Saneago não pode ser privatizada, por isso aceitei de pronto a realização desta audiência pública para o lançamento da campanha SOS Saneago, com toda a energia e a força que um trabalhador representa”, enfatizou.

Nessa perspectiva, Mauro Rubem afirmou que irá atuar junto ao Governo Federal contra a privatização. “Meu compromisso é com o patrimônio do povo goiano, assim como a luta que fizemos contra a privatização da CELG. Não aceitamos que o governo do presidente Lula, o governo da classe trabalhadora, ajude esse desgoverno de Goiás a privatizar a Saneago. Nós vamos derrotar o Caiado e aqueles que querem roubar o patrimônio do povo goiano”.

Para o diretor da STIUEG, João Maria de Oliveira, este é um marco inicial de uma grande luta em defesa da Saneago, que não começa hoje, mas é um esforço contínuo em defesa do saneamento público. “Essa audiência grandiosa e importante é necessária. Mais uma vez, precisamos da força dos trabalhadores e da população, pois a ação não é apenas dos trabalhadores da Saneago, mas de cada cidadão goiano. Defendemos uma Saneago pública para todos e universalização do saneamento.”

Marcos Montenegro, do Observatório Nacional do Direito à Água e ao Saneamento, apresentou dados que contestam os argumentos utilizados para justificar as PPPs. “A Saneago tem plenas condições de atingir a meta de universalização do esgotamento sanitário sem privatização. O governo quer entregar 75% dos serviços para a iniciativa privada sob o pretexto de ampliar 15% em trinta anos”, pontuou.

O ex-secretário de Saneamento, Abelardo de Oliveira Filho, criticou as PPPs e afirmou que elas são um negócio lucrativo apenas para os investidores. “No modelo de concessão patrocinada, o poder público garante o lucro do parceiro privado. Ou seja, a população paga a conta”, explicou.

Participaram da audiência, além do deputado Mauro Rubem: o vereador Fabrício Rosa; o secretário-administrativo da STIUEG, João Maria de Oliveira; o ex-secretário de Saneamento do Governo Federal e ex-presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho; o coordenador do Observatório Nacional do Direito à Água e ao Saneamento, Marcos Montenegro; e o assessor de Saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Edson Aparecido.

ACOMPANHE AS REDES DO @maurorubempt e saiba mais.

ASSISTA AO VÍDEO COMPELTO DA AUDIÊNCIA NA TV ALEGO

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.