Notícias dos Gabinetes
De iniciativa de Mauro Rubem, audiência pública SOS Saneago contra PPPs tem alta participação e teve mais de 1,7 mil visualizações na TV Assembleia Legislativa

Deputado e trabalhadores lançam campanha em defesa do patrimônio público e contra as PPPs: “SOS Saneago: Privatizou, A Conta Subiu: Diga Não às PPPs”
Defensor do patrimônio público e dos direitos dos trabalhadores, o deputado Mauro Rubem (PT) lançou, nessa terça-feira, 25, a campanha “SOS Saneago” em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG), a Federação dos Urbanitários do Centro-Norte (FURCEN) e a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU).
O lançamento ocorreu durante a audiência pública A Experiência da Privatização da CELG e as PPPs na Saneago, realizada na Assembleia Legislativa de Goiás, com o objetivo de discutir os impactos da privatização da Celg e as propostas de concessão às parcerias público-privadas (PPPs) da Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago).
Com cerca de 600 urbanitários, os trabalhadores, representantes de sindicatos e entidades ligadas à defesa dos serviços públicos realizaram, antes da audiência, um ato público em frente à entrada da Casa de Leis para protestar contra as mudanças previstas para a Saneago.
As chamadas Parcerias Público-Privadas (PPPs) são, na prática, privatizações. A audiência pública fez parte da mobilização contra a privatização da Saneago e do leilão dos serviços de esgotamento sanitário, que atualmente são realizados pela Companhia de Saneamento de Goiás S/A (SANEAGO), e estão previstos para o segundo semestre de 2025.
Durante o evento, o deputado pontuou que a privatização da Saneago é um ataque às empresas públicas do Estado. “Vender a Saneago é entregar uma empresa pública eficiente e preparada, com trabalhadores e trabalhadoras altamente qualificados. Nós sabemos que Saneago não pode ser privatizada, por isso aceitei de pronto a realização desta audiência pública para o lançamento da campanha SOS Saneago, com toda a energia e a força que um trabalhador representa”, enfatizou.
Nessa perspectiva, Mauro Rubem afirmou que irá atuar junto ao Governo Federal contra a privatização. “Meu compromisso é com o patrimônio do povo goiano, assim como a luta que fizemos contra a privatização da CELG. Não aceitamos que o governo do presidente Lula, o governo da classe trabalhadora, ajude esse desgoverno de Goiás a privatizar a Saneago. Nós vamos derrotar o Caiado e aqueles que querem roubar o patrimônio do povo goiano”.
Para o diretor da STIUEG, João Maria de Oliveira, este é um marco inicial de uma grande luta em defesa da Saneago, que não começa hoje, mas é um esforço contínuo em defesa do saneamento público. “Essa audiência grandiosa e importante é necessária. Mais uma vez, precisamos da força dos trabalhadores e da população, pois a ação não é apenas dos trabalhadores da Saneago, mas de cada cidadão goiano. Defendemos uma Saneago pública para todos e universalização do saneamento.”
Marcos Montenegro, do Observatório Nacional do Direito à Água e ao Saneamento, apresentou dados que contestam os argumentos utilizados para justificar as PPPs. “A Saneago tem plenas condições de atingir a meta de universalização do esgotamento sanitário sem privatização. O governo quer entregar 75% dos serviços para a iniciativa privada sob o pretexto de ampliar 15% em trinta anos”, pontuou.
O ex-secretário de Saneamento, Abelardo de Oliveira Filho, criticou as PPPs e afirmou que elas são um negócio lucrativo apenas para os investidores. “No modelo de concessão patrocinada, o poder público garante o lucro do parceiro privado. Ou seja, a população paga a conta”, explicou.
Participaram da audiência, além do deputado Mauro Rubem: o vereador Fabrício Rosa; o secretário-administrativo da STIUEG, João Maria de Oliveira; o ex-secretário de Saneamento do Governo Federal e ex-presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho; o coordenador do Observatório Nacional do Direito à Água e ao Saneamento, Marcos Montenegro; e o assessor de Saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Edson Aparecido.
ACOMPANHE AS REDES DO @maurorubempt e saiba mais.
ASSISTA AO VÍDEO COMPELTO DA AUDIÊNCIA NA TV ALEGO