Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem requer providências urgentes contra a intimidação e perseguição de servidores da Secretaria de Saúde de Goiânia

27 de Fevereiro de 2025 às 10:52
Mauro Rubem requer providências urgentes contra a intimidação e perseguição de servidores da Secretaria de Saúde de Goiânia

A situação, já preocupante devido à sobrecarga do sistema de saúde, ganha uma nova dimensão com as denúncias de perseguição institucional, comprometendo ainda mais a prestação dos serviços públicos essenciais. A quem interessa perseguir trabalhador?

O deputado Mauro Rubem apresentou, durante sessão ordinária nesta quarta-feira, dia 26, um requerimento solicitando esclarecimentos imediatos e a adoção de providências urgentes por parte da Prefeitura de Goiânia e da Secretaria Municipal de Saúde, após denúncias alarmantes de intimidação e perseguição aos servidores públicos da área da saúde.

Segundo relatos recebidos pelo parlamentar, profissionais de saúde da rede municipal estariam sendo expostos e atacados por usuários do sistema de saúde, supostamente incitados pela própria gestão municipal. Esses trabalhadores estariam sendo responsabilizados pelas dificuldades enfrentadas no setor, o que tem gerado um ambiente de pressão e hostilidade no exercício de suas funções.

De acordo com Mauro Rubem, além disso surgiram informações preocupantes de que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) tem sido utilizada para práticas abusivas. Entre as denúncias, destaca a atuação da GCM exigindo listagens de servidores em plantão, realizando abordagens arbitrárias em salas de atendimento e até fotografando veículos dos profissionais estacionados nas unidades de saúde.

“Essas condutas representam uma clara violação dos direitos dos servidores e um retrocesso nos direitos trabalhistas e na segurança no ambiente de trabalho. A perseguição institucional aos trabalhadores da saúde compromete a prestação do serviço público e afronta princípios constitucionais, como a dignidade da pessoa humana, o respeito ao servidor e a impessoalidade na administração pública”, afirmou o deputado.

A denúncia também aponta para as condições precárias de trabalho enfrentadas pelos servidores da saúde, que já lidam com a escassez de insumos e a falta de segurança nas unidades de saúde, dificultando ainda mais o bom desempenho de suas funções.

Nessa perspectiva, o deputado solicitou que o Ministério Público do Estado de Goiás seja informado sobre os fatos e que tome as providências cabíveis, no âmbito de sua competência, para garantir a integridade dos servidores e a legalidade das ações da administração municipal.

“A situação, já preocupante devido à sobrecarga do sistema de saúde, ganha uma nova dimensão com as denúncias de perseguição institucional, comprometendo ainda mais a prestação dos serviços públicos essenciais”, pontuou Mauro Rubem.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.