Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Gustavo Sebba garante aprovação de projeto que obriga orientação sobre teste do pezinho ampliado

10 de Março de 2025 às 08:30
Deputado Gustavo Sebba garante aprovação de projeto que obriga orientação sobre teste do pezinho ampliado

A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou em definitivo, no último dia 28, o projeto de lei n° 2687/23, de autoria do deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), que determina a obrigatoriedade de orientação aos pais sobre doenças raras não detectáveis pelo teste do pezinho convencional e a divulgação da existência do teste do pezinho ampliado. A matéria recebeu o respaldo do Plenário, sendo aprovada com 21 votos favoráveis.

O projeto estabelece que hospitais, maternidades e demais unidades de saúde do Estado de Goiás deverão informar os pais ou responsáveis, no momento da realização do teste do pezinho, sobre o objetivo do exame, as principais doenças que não são identificadas por ele e a possibilidade de realizar o teste ampliado, que possui maior cobertura para detectar enfermidades raras.

Para Gustavo Sebba, que também é médico e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, a medida representa um avanço importante para a saúde neonatal em Goiás. “A triagem neonatal é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças graves. No entanto, o teste do pezinho convencional não abrange todas as doenças raras. Nosso objetivo é garantir que os pais sejam informados sobre essa limitação e sobre a opção do teste ampliado, para que possam tomar decisões conscientes em relação à saúde de seus filhos”, destacou o parlamentar.

O teste do pezinho convencional, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal, é capaz de detectar seis doenças, como fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito. Já o teste ampliado, disponível na rede particular, pode identificar mais de 50 doenças raras, permitindo tratamentos precoces e aumentando as chances de qualidade de vida para os recém-nascidos.

Aprovada em definitivo, a proposta agora segue para sanção do governador.

 

Gabinete Dep. Gustavo Sebba Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Loading ...