Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima propõe construção de moradias sustentáveis com uso de materiais recicláveis em Goiás

09 de Abril de 2025 às 08:50
Bia de Lima propõe construção de moradias sustentáveis com uso de materiais recicláveis em Goiás

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou projeto, nesta terça-feira, 8, que institui o Programa Estadual de Moradias Populares Sustentáveis, com o objetivo de proporcionar habitação digna para famílias de baixa renda, utilizando materiais recicláveis e técnicas construtivas ecológicas, reduzindo custos e impacto ambiental.

Conforme a proposta, o programa será coordenado pelo Poder Executivo Estadual, por meio das secretarias competentes, e será implementado em parceria com municípios, organizações sociais, universidades e iniciativa privada.

As moradias construídas no âmbito do programa deverão atender alguns critérios, como a utilização de materiais recicláveis (tijolos ecológicos, madeiras de reuso, plásticos reciclados e outros insumos sustentáveis); projetos adaptáveis às necessidades específicas de cada família beneficiada, respeitando aspectos culturais, climáticos e de acessibilidade; sistemas de captação e reutilização de água da chuva, energia solar e ventilação natural para eficiência energética, entre outros.

De acordo com  Bia de Lima, a proposta é inovadora. “O projeto visa enfrentar o déficit habitacional em Goiás de maneira sustentável ao atender famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo habitações acessíveis e adaptáveis às suas necessidades específicas. Além disso, incentiva o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e a capacitação de mão de obras, fomentando a economia circular e a inclusão social”, afirmou a parlamentar.

Poderão ser beneficiadas pelo programa, famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, cadastradas nos programas habitacionais estaduais e que atendam aos critérios definidos em regulamento próprio.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.