Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem busca impulsionar a sustentabilidade com coleta de resíduos em locais estratégicos em Goiás

09 de Abril de 2025 às 12:05
Mauro Rubem busca impulsionar a sustentabilidade com coleta de resíduos em locais estratégicos em Goiás

A proposta tem como objetivo promover a sustentabilidade e incentivar a separação correta dos resíduos, com a instalação de coletores que devem ser divididos em três categorias: recicláveis, orgânicos (compostáveis) e rejeitos (não recicláveis)

O deputado Mauro Rubem (PT) apresentou, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Goiás, o Projeto de Lei que visa transformar a gestão de resíduos no Estado, estabelecendo a obrigatoriedade da instalação de coletores de resíduos em diversos locais de grande circulação de pessoas, como universidades, faculdades, escolas, estádios de futebol, supermercados, restaurantes, shoppings centers e eventos com concentração pública.

A proposta tem como objetivo promover a sustentabilidade e incentivar a separação correta dos resíduos, com a instalação de coletores que devem ser divididos em três categorias: recicláveis, orgânicos (compostáveis) e rejeitos (não recicláveis). O Projeto também prevê que os coletores indicam exemplos de materiais em cada categoria e o destino adequado dos resíduos, sempre que possível.

De acordo com Mauro Rubem, a proposta está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente o ODS 12, que trata do consumo e produção sustentáveis, e o ODS 11, que busca tornar as cidades mais sustentáveis.

No âmbito jurídico, o Projeto de Lei encontra respaldo na Constituição Federal, que assegura o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Além disso, a proposta segue as diretrizes estabelecidas pela Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e reforça a responsabilidade compartilhada na gestão do ciclo de vida dos produtos.

O deputado apontou que, se aprovado, o Projeto de Lei não só trará benefícios ambientais, mas também ajudará a transformar Goiás em um estado mais sustentável e consciente em relação ao consumo e à gestão de resíduos. “A medida é um passo importante em direção a uma sociedade mais equilibrada e comprometida com a preservação do meio ambiente”, frisou.

Ações para gestão “lixo zero”

Além da instalação dos coletores, a lei prevê que os responsáveis pela administração dos locais obrigados a cumprir a norma realizem ações de conscientização e implementem práticas de gestão de resíduos para alcançar uma gestão “lixo zero”, com foco na redução de desperdícios e no reaproveitamento de materiais. A medida visa sensibilizar os usuários sobre a importância da separação correta do lixo, especialmente em locais que abrigam um grande número de pessoas diariamente.

Promoção da economia circular

A implementação de coletores de resíduos também pode contribuir para a economia circular, gerando novas oportunidades de trabalho e renda, especialmente para catadores e cooperativas de reciclagem. Isso fortalece a inclusão social e promove um modelo de economia sustentável, ao incentivar a reutilização de materiais e a redução do volume de lixo destinado aos aterros sanitários.

Penalidades para o descumprimento

Caso a norma seja descumprida, a proposta estipula uma multa de R$ 5.000,00 para os responsáveis, sem prejuízo da necessidade de regularização da situação. A medida visa garantir que os estabelecimentos e espaços públicos se comprometam efetivamente com a destinação correta dos resíduos e com a preservação do meio ambiente.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.