Notícias dos Gabinetes
Deputado Amilton tem dois PLs aprovados em segunda votação na Alego

Foram aprovados, no dia 22 de abril, em segunda e definitiva votação, dois projetos de lei de autoria do deputado estadual Amilton Filho (MDB), que agora seguem, após os trâmites legais na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).
Um deles, declara patrimônio cultural e imaterial do estado de Goiás a Cavalgada das Patroas, que acontece em Divinópolis de Goiás, cidade localizada no Nordeste Goiano, a 655 km de Goiânia, na divisa com a Bahia. O outro projeto institui o dia 15 de setembro como o Dia do Advogado Eleitoralista no estado.
Em relação à Cavalgada das Patroas, o deputado disse que “o evento promove a integração social e destaca o papel das mulheres na liderança comunitária. A Cavalgada aumenta o turismo local, gera renda para comerciantes da cidade e aumenta o consumo de produtos regionais, pois anualmente atrai cerca de duas mil pessoas entre amazonas, berranteiras, locutores, equipes de apoio e espectadores, com um número crescente a cada ano, devido ao reconhecimento e à popularidade do evento”, explica.
A Cavalgada é realizada anualmente na última semana do mês de maio e sua origem remonta à tradição tropeira do município, grande produtora de gado bovino que era levado, desde o início do século passado, para as praças de Barreiras (BA) e Januária (MG) para ser comercializado, por meio de comitivas de tropeiros.
Eleitoralistas
No que diz respeito ao projeto que fixa o dia 15 de setembro como data comemorativa do advogado eleitoralista, Amilton explicou que a escolha desse dia se deu em razão de coincidir com a do Dia Internacional da Democracia, e a data reflete a profunda conexão entre os eleitoralistas e a proteção dos valores democráticos.
“O advogado eleitoralista tem um papel essencial na garantia de que o processo democrático se desenvolva de forma justa, ética e transparente. Sua atuação contribui diretamente para assegurar a aplicação correta das leis que regem o sistema eleitoral, protegendo os direitos políticos de candidatos, partidos e eleitores”, afirma.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, parabenizou o deputado por essa iniciativa, que “enaltece essa categoria de profissionais da advocacia”, e disse esperar a sanção do governador Ronaldo Caiado para que a lei comece a vigorar ainda neste semestre.