Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
A UEG tem que ter autonomia financeira e administrativa, diz Antônio Gomide

28 de Abril de 2025 às 13:22
A UEG tem que ter autonomia financeira e administrativa, diz Antônio Gomide

Durante entrevista ao Anápolis em Debate na manhã deste sábado, 26, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) reafirmou seu compromisso com a defesa da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da UEG na Assembleia Legislativa, Gomide coordenou na sexta-feira, 25, uma audiência pública que discutiu o Plano de Cargos e Remunerações (PCR) dos servidores técnico-administrativos da instituição.

A audiência contou com ampla participação de servidores, professores, estudantes, membros da comunidade acadêmica e do reitor Antônio Cruvinel. Segundo o deputado, houve avanços no debate da minuta do PCR, que agora seguirá para diálogo com o governo estadual, com o objetivo de tramitar como projeto de lei na Assembleia Legislativa.

"Já conseguimos aprovar no ano passado o plano de cargos e salários para os professores, o que deu novo fôlego à universidade. Mas agora é a vez dos técnicos, que ainda não tiveram esse reconhecimento", afirmou Gomide.
Durante a entrevista, Gomide destacou o papel estratégico desses profissionais, espalhados por 37 unidades em todo o estado. "O técnico é aquele que carrega a universidade no dia a dia, que está em cada canto de Goiás fazendo a máquina funcionar. Eles precisam ser valorizados", defendeu.

O deputado também lembrou a importância histórica da UEG na formação de professores para os municípios goianos, especialmente nas pequenas cidades.

"A UEG foi responsável por formar cerca de 80% dos professores dos municípios menores de Goiás. Letras, matemática, ciências, português – foram esses profissionais que ajudaram a levar a educação para o interior", disse.
Para Antônio Gomide, fortalecer a universidade é estratégico para garantir que profissionais capacitados permaneçam em suas regiões de origem, contribuindo para o desenvolvimento local.

"Universidade é sinônimo de liberdade, de pensamento crítico e de autonomia. A UEG tem que ter autonomia financeira e autonomia administrativa. Vamos continuar lutando para que a UEG tenha o reconhecimento e o apoio que merece", concluiu.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.