Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Em Brasília, Bia de Lima participa da Marcha da Classe Trabalhadora

29 de Abril de 2025 às 13:54
Em Brasília, Bia de Lima participa da Marcha da Classe Trabalhadora

A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou, nessa terça-feira, 29, em Brasília, da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais. 

Com o tema "Valorização para quem faz o Estado", servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal, levaram as pautas urgentes de reivindicações da categoria aos poderes Legislativo e Executivo do país. 

“A luta da classe trabalhadora é feita diariamente. Lutamos todos os dias para que os homens e mulheres que trabalham tenham uma vida digna nesse país. As reivindicações que entregamos são muitas, entre elas o fim da escala 6x1, para que todos tenham uma vida plena e sem qualquer tipo de exploração”, disse a parlamentar. 

A deputada, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), falou sobre a pauta específica da categoria e cobrou mais uma vez o piso salarial para os servidores administrativos, a valorização definitiva dos professores e o fim da taxação desumana dos aposentados. 

O ato, realizado na capital federal, antecede o 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora – e integra a Jornada Nacional de Lutas da Classe Trabalhadora, que teve início no dia 9 de abril com um ciclo de debates em parceria com o Dieese em vários estados do Brasil.

Entre as principais reivindicações dos servidores públicos estão:

  1. Fim do Confisco nas Aposentadorias – a mobilização vai exigir que o Supremo Tribunal Federal (STF) conclua o julgamento que pode declarar inconstitucional o desconto de mais de 14% nos proventos de servidores aposentados, prática que foi possibilitada pela reforma previdenciária de 2019, aprovada por Jair Bolsonaro.
  2. Defesa do Regime Jurídico Único – Os sindicatos vêm alertando para os riscos das flexibilizações de contratações no serviço público, o que abre espaço para indicações políticas e corrupção, em vez de concursos transparentes.
  3. Direito à Negociação Coletiva – Os servidores cobram a regulamentação da Convenção 151 da OIT, que garante o direito à negociação coletiva no setor público – uma demanda histórica ainda não atendida no Brasil; 
  4. Combate à Precariedade e ao Assédio Moral – Categorias como professores, profissionais da saúde e agentes administrativos denunciam jornadas exaustivas, falta de estrutura e pressão psicológica no trabalho.

Festa do Trabalhador

Em Goiânia, será realizada na próxima quinta-feira (1º/5), a partir das 8h, a tradicional festa do Trabalhador, na Praça do Trabalhador. O evento terá shows, sorteios de brindes, tenda da saúde, distribuição de mudas, área infantil e atrações culturais.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.