Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem vai realizar audiência pública sobre a regulamentação da profissão de instrumentador cirúrgico em Goiás

30 de Abril de 2025 às 17:15
Mauro Rubem vai realizar audiência pública sobre a regulamentação da profissão de instrumentador cirúrgico em Goiás

O deputado Mauro Rubem (PT) vai coordenar audiência pública para debater sobre a necessidade de regulamentação da profissão de instrumentador cirúrgico em Goiás, na próxima terça-feira, 6, às 13 horas, no auditório 2, da Assembleia Legislativa de Goiás.

O ambiente hospital é por definição típico para desenvolvimento das ações e promoção, proteção e recuperação da saúde. A grande complexidade da utilização do instrumental cirúrgico requer conhecimento técnico e científico na aquisição, na utilização, processamento e no reprocessamento do instrumental cirúrgico e vídeo cirúrgico.

A atuação desses profissionais da saúde está nas instituições de saúde, hospitalares e empresas de instrumental cirúrgicos, ambientes que demandam a necessidade de qualificação, formação e regulamentação profissional:

 “Os instrumentadores cirúrgicos são os profissionais da saúde responsáveis pelos procedimentos cirúrgicos, pela qualidade e pela segurança dos pacientes diminuindo o risco das infecções hospitalares e maximizando o sucesso das intervenções cirúrgicas. Por isso, defendo a formação profissional de qualidade e a regulamentação da profissão, por isso, essa Casa de Leis, abre esse debate fundamental para a saúde pública”.

A coordenadora da União Nacional das Equipes de Centros Cirúrgicos (UNAECC), Márcia Rosa dos Santos, idealizadora do projeto “Profissão e Carreira da Profissão de Instrumentação Cirúrgica no Brasil e as Respectivas especialidades (2006)”, ressalta a importância da participação de profissionais, estudantes e autoridades na audiência.

“A regulamentação da nossa profissão foi aprovada no Senado Federal e, posteriormente ,vetada pelo Executivo Federal, em 7 de dezembro de 2022. Consideramos que, reconhecida a importância de regulamentação profissional, buscamos novas ações políticas no Congresso Nacional, nos estados, nas assembleias e câmaras municipais, além da mobilização de profissionais, estudantes e autoridades públicas para que o tema seja, novamente, colocado em discussão e a regulamentação seja aprovada, pelo grande interesse público para a saúde coletiva em todo o território nacional”.

Mesa diretiva

01 – Deputado Mauro Rubem (PT) - presidente;
02 - Dr. Rasível dos Reis Santos  - secretário de Estado da Saúde de Goiás
03 – Delegada Adriana Accorsi - deputada federal (PT-GO)
04 – Dr. Zacharias Calil - deputado federal (UB-GO)
05- Dra. Thais Luane Almeida Prado - presidenta do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás / (Corem)
06- Dra. Sheila Soares Ferro Lustosa Victor - presidenta do Conselho Regional de Medicina de Goiás  - Cremego
07 – Enf.ª. Márcia Rosa dos Santos - coordenadora da União Nacional das Equipes de Centros Cirúrgicos (UNAECC) Instrumentadora Cirúrgica.

Foto: Agência Alego/Maykon_Cardoso

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.