Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem vai realizar audiência pública sobre a regulamentação da profissão de instrumentador cirúrgico em Goiás

O deputado Mauro Rubem (PT) vai coordenar audiência pública para debater sobre a necessidade de regulamentação da profissão de instrumentador cirúrgico em Goiás, na próxima terça-feira, 6, às 13 horas, no auditório 2, da Assembleia Legislativa de Goiás.
O ambiente hospital é por definição típico para desenvolvimento das ações e promoção, proteção e recuperação da saúde. A grande complexidade da utilização do instrumental cirúrgico requer conhecimento técnico e científico na aquisição, na utilização, processamento e no reprocessamento do instrumental cirúrgico e vídeo cirúrgico.
A atuação desses profissionais da saúde está nas instituições de saúde, hospitalares e empresas de instrumental cirúrgicos, ambientes que demandam a necessidade de qualificação, formação e regulamentação profissional:
“Os instrumentadores cirúrgicos são os profissionais da saúde responsáveis pelos procedimentos cirúrgicos, pela qualidade e pela segurança dos pacientes diminuindo o risco das infecções hospitalares e maximizando o sucesso das intervenções cirúrgicas. Por isso, defendo a formação profissional de qualidade e a regulamentação da profissão, por isso, essa Casa de Leis, abre esse debate fundamental para a saúde pública”.
A coordenadora da União Nacional das Equipes de Centros Cirúrgicos (UNAECC), Márcia Rosa dos Santos, idealizadora do projeto “Profissão e Carreira da Profissão de Instrumentação Cirúrgica no Brasil e as Respectivas especialidades (2006)”, ressalta a importância da participação de profissionais, estudantes e autoridades na audiência.
“A regulamentação da nossa profissão foi aprovada no Senado Federal e, posteriormente ,vetada pelo Executivo Federal, em 7 de dezembro de 2022. Consideramos que, reconhecida a importância de regulamentação profissional, buscamos novas ações políticas no Congresso Nacional, nos estados, nas assembleias e câmaras municipais, além da mobilização de profissionais, estudantes e autoridades públicas para que o tema seja, novamente, colocado em discussão e a regulamentação seja aprovada, pelo grande interesse público para a saúde coletiva em todo o território nacional”.
Mesa diretiva
01 – Deputado Mauro Rubem (PT) - presidente;
02 - Dr. Rasível dos Reis Santos - secretário de Estado da Saúde de Goiás
03 – Delegada Adriana Accorsi - deputada federal (PT-GO)
04 – Dr. Zacharias Calil - deputado federal (UB-GO)
05- Dra. Thais Luane Almeida Prado - presidenta do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás / (Corem)
06- Dra. Sheila Soares Ferro Lustosa Victor - presidenta do Conselho Regional de Medicina de Goiás - Cremego
07 – Enf.ª. Márcia Rosa dos Santos - coordenadora da União Nacional das Equipes de Centros Cirúrgicos (UNAECC) Instrumentadora Cirúrgica.
Foto: Agência Alego/Maykon_Cardoso