Notícias dos Gabinetes
No Dia do Trabalhador, Bia de Lima chama a atenção para “pejotização” e a fragilidade dos vínculos empregatícios

Representante da classe trabalhadora na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e das entidades sindicais, a deputada estadual Bia de Lima (PT) participou, na manhã desta quinta-feira, 1º de maio, da tradicional Festa do Trabalhador, promovida pelas centrais sindicais e que aconteceu na Praça do Trabalhador, em Goiânia.
Na ocasião, a parlamentar reafirmou sua preocupação com a “pejotização” dos trabalhadores e a falta de segurança dos empregos que não são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
“Hoje é Dia do Trabalhador e, principalmente, dia de reivindicar as nossas pautas. Estamos preocupados com a fragilidade dos vínculos de trabalho, a uberização, a pejotização, que são práticas que vão tirando os direitos das pessoas. Quando esse trabalhador, porventura, não tem saúde para desenvolver as suas atividades, ele fica sem salário, sem previdência, sem sobrevivência”, disse ela.
Bia lembrou que no último dia 29 de abril, esteve em Brasília, durante a 2ª Marcha da Classe Trabalhadora, e participou da entrega de uma extensa pauta de reivindicações dos trabalhadores, destinada ao presidente Lula.
“A saúde do trabalhador é uma grande preocupação para todos nós, já que todas as categorias se veem adoecidas em razão da sobrecarga de trabalho. Entregamos, no último dia 29, uma pauta assinada por todas as centrais sindicais, tanto da cidade quanto do campo, com o que queremos. Os principais pontos são o fim da escala 6x1, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, valorização de todos os trabalhadores. Afinal, precisamos ter mais qualidade de vida”, afirmou ela.
Apesar das pautas de luta, a deputada que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, ressaltou que não se pode “apenas trabalhar”. Para ela, é preciso ter tempo para celebrar e descansar.
“A gente faz questão de ter um dia em que podemos confraternizar, cantar, encontrar com os trabalhadores de todas as categorias, é preciso momento como este. É preciso celebrar o pleno emprego, a valorização do salário mínimo, a condição de ter acesso à casa própria por meio do Minha Casa, Minha Vida”, pontuou a parlamentar.
Também presente no evento, a deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT) reforçou as pautas defendidas por Bia. “Com a confiança de vocês, estou na Câmara Federal. É por causa da nossa luta que temos um trabalhador na presidência desse país. Com isso, nós já conseguimos o crédito para o trabalhador, a valorização do salário mínimo, a paridade salarial entre homens e mulheres, mas ainda temos muito a conquistar. Hoje é um dia de fortalecimento para nós. Quero chamar vocês e mobilizar toda a sociedade para o fim da escala 6x1. Só a mobilização popular será capaz de aprovar esse projeto, bem como a isenção do IR. Precisamos aprovar esses projetos, que são conquistas nossas, da população brasileira”, finalizou.