Notícias dos Gabinetes
Deputado Antônio Gomide defende autonomia da UEG durante sabatina na CCJ

Durante sabatina com indicados ao Conselho Estadual de Educação (CEE), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás, realizada nesta quinta-feira, 8, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) defendeu a autonomia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a valorização da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da UEG, Gomide ressaltou o papel do Conselho na valorização e fortalecimento da universidade. Ele criticou a retirada da autonomia financeira de 2% da receita do estado, anteriormente prevista na Constituição estadual até 2019, quando foi revogada pelo governo estadual. “O Conselho precisa atuar com a oportunidade de trabalharmos a valorização e, principalmente, a garantia dessa autonomia financeira e administrativa da UEG”, afirmou.
O parlamentar também alertou para o risco de desvios de função da universidade, ao ser vinculada a secretarias que não tratam diretamente da área da educação. “A universidade pública cumpre um papel importante na nossa sociedade, e o Conselho precisa ter autonomia para aprofundar esse debate”, concluiu.
EJA
Antônio Gomide chamou atenção ainda para as desigualdades regionais em Goiás, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde, segundo ele, muitos jovens enfrentam dificuldades para acompanhar o ensino fundamental e médio na idade adequada.
“Quantos e quantos jovens estão fora da idade correta para poder concluir os estudos? O EJA poderia se tornar uma realidade mais presente e ajudar a corrigir essas diferenças”, destacou o deputado.
A sabatina integra o processo de análise das indicações ao CEE, órgão responsável por formular e acompanhar políticas públicas de educação no estado.