Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide cobra investimentos e reforça defesa da autonomia da UEG

15 de Maio de 2025 às 14:46
Antônio Gomide cobra investimentos e reforça defesa da autonomia da UEG

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) destacou, durante a Comissão Mista na Assembleia Legislativa de Goiás, nesta quarta-feira, 14, a importância de o governo estadual apresentar um plano de investimento ao aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A adesão ao programa do governo federal está em tramitação na Casa Legislativa.

Gomide avaliou que o Propag permitirá que o Estado de Goiás realize investimentos essenciais. O parlamentar lembrou que o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), ao qual o estado ficou vinculado por decisão do governador, teve um custo pago, sobretudo, pelos servidores públicos.

“Foi uma opção que o governo fez: ou assumiria a dívida e tentaria ter liberdade para investir o seu orçamento, ou aderiria ao RRF, ficando submetido a um teto de gastos controlado pela Secretaria do Tesouro Nacional”, explicou.

Segundo o deputado, a adesão ao Propag representa um avanço em relação à situação fiscal anterior. Por isso, defende que o governador apresente um plano de investimentos que contemple a recuperação do que foi retirado dos servidores públicos durante a vigência do RRF.

“Como as datas-bases que não foram pagas, de 2019, 2020 e 2021, que somam 24%. É importante também recompor os 2% do orçamento estadual destinados à Universidade Estadual de Goiás (UEG), valor que estava previsto na Constituição e foi suprimido. Estamos dando um voto de confiança, mas queremos um plano de investimentos claro para o Estado”, afirmou Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.