Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Aprovado em definitivo Projeto de autoria do deputado Mauro Rubem que cria Rede de Saúde para Caminhoneiros em Goiás

15 de Maio de 2025 às 16:52
Aprovado em definitivo Projeto de autoria do deputado Mauro Rubem que cria Rede de Saúde para Caminhoneiros em Goiás

A proposta, que agora segue para sanção do Executivo, tem como objetivo garantir o acesso a serviços de saúde para os motoristas profissionais do transporte de cargas no Estado de Goiás

De autoria do deputado estadual Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou em definitivo o Projeto de Lei nº 13637/24, que institui a Rede de Atendimento à Saúde para Caminhoneiros no estado. A proposta, que agora segue para sanção do Executivo, tem como objetivo garantir o acesso a serviços de saúde para os motoristas profissionais do transporte de cargas no Estado de Goiás.

O programa será estruturado em cinco eixos principais: atendimento médico e odontológico; realização de exames laboratoriais e de imagem; assistência psicológica e psiquiátrica; ações de prevenção de doenças e promoção da saúde; além de atendimento de urgência e emergência.

Segundo Mauro Rubem, a categoria dos caminhoneiros é fundamental para a economia e a logística nacional, mas enfrenta condições de trabalho frequentemente precárias. “Longas jornadas, exposição a riscos e a dificuldade de acesso a serviços básicos comprometem a saúde de cerca de 60 mil motoristas em Goiás, conforme dados do Caged”, destacou o parlamentar.

Mauro Rubem ressaltou ainda que a ausência de um sistema de saúde adaptado às necessidades específicas desses profissionais não apenas impacta sua qualidade de vida, como também representa um risco para a segurança nas estradas. “A nova lei é um passo importante rumo à inclusão social desses trabalhadores, muitas vezes esquecidos pelas políticas públicas”, afirmou.

A Rede de Atendimento à Saúde para Caminhoneiros utilizará as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás. O serviço contará também com postos fixos de atendimento, unidades móveis de saúde, além de convênios e parcerias com clínicas, hospitais e outros.

O projeto estabelece ainda que a implantação e funcionamento da rede deverão respeitar as normas do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde. O Executivo estadual terá até 90 dias, após a publicação da lei, para definir os critérios de implementação.

A nova legislação reforça o compromisso do deputado Mauro Rubem com os direitos dos trabalhadores e com a construção de políticas públicas mais inclusivas para categorias historicamente negligenciadas.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.