Notícias dos Gabinetes
"Precisamos reconstruir uma saúde pública que funcione de verdade para todos", diz Antônio Gomide sobre Anápolis

Durante entrevista concedida ao Painel DM nesta semana, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) criticou a desarticulação entre as esferas municipal e estadual na saúde pública de Anápolis. O parlamentar ressaltou que a terceirização de serviços tem agravado os problemas enfrentados pelos usuários do sistema.
"Hoje nós temos estrutura, porque existem muitas unidades de saúde distribuídas, mas não temos gestão. A gestão não está articulada", afirmou o parlamentar. Assim, defendeu uma condução mais técnica e coordenada da saúde pública no município.
Antônio Gomide lembrou que tem cobrado providências diretamente da Secretaria Estadual de Saúde, inclusive com visitas, requerimentos e manifestações na tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás. Ele mencionou uma auditoria disponível no Portal da Transparência que, já em janeiro de 2024, mostrava corredores do Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) lotados de pacientes em macas, aguardando cirurgia.
A partir dessas cobranças, houve mudança de postura, inclusive com visita do secretário estadual de Saúde a Anápolis. Segundo o parlamentar, a redistribuição de pacientes para outras unidades, como o Hospital Alfredo Abrahão, aliviou momentaneamente a superlotação dos corredores do Heana. No entanto, ele vê essas ações como paliativas.
"A gente entende que não resolveu. Foi apenas um ajuste momentâneo. As enfermarias continuam lotadas. O que se precisa é de uma gestão compartilhada de fato. O cidadão é o mesmo, e a emergência é a mesma", argumentou.
Para Antônio Gomide, é necessário retomar o conceito de saúde pública como política essencial e articulada. "Não adianta discutir se vai ou não ter exame, se não há estrutura nem gestão. Precisamos voltar a ter saúde pública de verdade", concluiu.