Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Vivian Naves instala Frente Parlamentar da Adoção na Assembleia Legislativa de Goiás

27 de Maio de 2025 às 14:09
Vivian Naves instala Frente Parlamentar da Adoção na Assembleia Legislativa de Goiás

A deputada estadual Vivian Naves realizou, nesta terça-feira, 27, a instalação oficial da Frente Parlamentar da Adoção, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O ato reuniu representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, entidades da sociedade civil, profissionais da rede de proteção e famílias adotivas. O objetivo é fortalecer o debate, propor soluções e ampliar as políticas públicas voltadas à garantia do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes.

Compuseram a mesa a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-GO, Dra. Roberta Muniz Elias; a juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Luziânia e coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Goiás, Dra. Célia Regina Lara; o defensor público titular da 3ª Defensoria Pública da Infância e Juventude de Goiânia, Dr. João Pedro Carvalho Garcia; a promotora de Justiça e coordenadora do NATInfância, Dra. Cristiane Marques de Souza; e a diretora-executiva do Conviver – Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Goiânia, Dra. Vera Lúcia Cardoso.

Durante a solenidade, a deputada Vivian destacou que a adoção é uma pauta que precisa de mais visibilidade e compromisso do poder público. “A adoção não é só um ato de amor, é um ato de responsabilidade. Falar de adoção é falar de direito, de proteção, de cuidado e de garantir futuro para crianças e adolescentes que estão, hoje, esperando uma família. Essa frente nasce com esse propósito: dar voz, construir caminhos e transformar realidades”, afirmou.

Os dados mais recentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), mostram a importância e a urgência desse debate em Goiás. Hoje, o estado tem 751 crianças e adolescentes acolhidos, dos quais 128 estão disponíveis para adoção. Dentro desse grupo, 33 estão em busca ativa, ou seja, são crianças e adolescentes que, devido ao perfil (idade, grupos de irmãos ou condições de saúde), encontram mais dificuldades para serem adotados.

Outros dados mostram que 69 estão em processo de adoção e que, de 2019 para cá, 510 adoções foram efetivadas no estado. Além disso, 2.381 crianças e adolescentes foram reintegrados às suas famílias de origem desde 2020, o que reforça a importância de políticas públicas tanto para adoção quanto para o fortalecimento da família e do acolhimento.

A instalação da Frente Parlamentar da Adoção representa um marco para o fortalecimento da rede de proteção à infância em Goiás. A partir dela, serão realizados encontros, audiências públicas, debates e articulações institucionais para avançar na construção de soluções que garantam mais celeridade, mais suporte e mais dignidade às crianças e adolescentes que aguardam o direito de viver em família.

“Nosso mandato está e seguirá comprometido com essa causa. A adoção muda vidas. E cabe a nós, enquanto agentes públicos, transformar esse caminho em algo mais acessível, mais seguro e mais acolhedor para quem espera e para quem deseja amar e cuidar”, conclui Vivian Naves.

Gabinete Dep. Vivian Naves Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.