Notícias dos Gabinetes
Vivian Naves instala Frente Parlamentar da Adoção na Assembleia Legislativa de Goiás

A deputada estadual Vivian Naves realizou, nesta terça-feira, 27, a instalação oficial da Frente Parlamentar da Adoção, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O ato reuniu representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, entidades da sociedade civil, profissionais da rede de proteção e famílias adotivas. O objetivo é fortalecer o debate, propor soluções e ampliar as políticas públicas voltadas à garantia do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes.
Compuseram a mesa a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-GO, Dra. Roberta Muniz Elias; a juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Luziânia e coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Goiás, Dra. Célia Regina Lara; o defensor público titular da 3ª Defensoria Pública da Infância e Juventude de Goiânia, Dr. João Pedro Carvalho Garcia; a promotora de Justiça e coordenadora do NATInfância, Dra. Cristiane Marques de Souza; e a diretora-executiva do Conviver – Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Goiânia, Dra. Vera Lúcia Cardoso.
Durante a solenidade, a deputada Vivian destacou que a adoção é uma pauta que precisa de mais visibilidade e compromisso do poder público. “A adoção não é só um ato de amor, é um ato de responsabilidade. Falar de adoção é falar de direito, de proteção, de cuidado e de garantir futuro para crianças e adolescentes que estão, hoje, esperando uma família. Essa frente nasce com esse propósito: dar voz, construir caminhos e transformar realidades”, afirmou.
Os dados mais recentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), mostram a importância e a urgência desse debate em Goiás. Hoje, o estado tem 751 crianças e adolescentes acolhidos, dos quais 128 estão disponíveis para adoção. Dentro desse grupo, 33 estão em busca ativa, ou seja, são crianças e adolescentes que, devido ao perfil (idade, grupos de irmãos ou condições de saúde), encontram mais dificuldades para serem adotados.
Outros dados mostram que 69 estão em processo de adoção e que, de 2019 para cá, 510 adoções foram efetivadas no estado. Além disso, 2.381 crianças e adolescentes foram reintegrados às suas famílias de origem desde 2020, o que reforça a importância de políticas públicas tanto para adoção quanto para o fortalecimento da família e do acolhimento.
A instalação da Frente Parlamentar da Adoção representa um marco para o fortalecimento da rede de proteção à infância em Goiás. A partir dela, serão realizados encontros, audiências públicas, debates e articulações institucionais para avançar na construção de soluções que garantam mais celeridade, mais suporte e mais dignidade às crianças e adolescentes que aguardam o direito de viver em família.
“Nosso mandato está e seguirá comprometido com essa causa. A adoção muda vidas. E cabe a nós, enquanto agentes públicos, transformar esse caminho em algo mais acessível, mais seguro e mais acolhedor para quem espera e para quem deseja amar e cuidar”, conclui Vivian Naves.