Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide defende valorização dos servidores públicos em discurso na Alego

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) defendeu a valorização dos servidores públicos estaduais durante pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás, na manhã desta quinta-feira, 26. Em discurso, o parlamentar criticou a retirada de benefícios pelo Governo Estadual, e destacou o aumento da desigualdade social no estado.
Antônio Gomide ressaltou que o Governo deixou de pagar a data-base entre os anos de 2019 e 2021, promoveu o desmonte do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo), retirou 2% do orçamento da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e eliminou benefícios históricos, como a licença-prêmio, o quinquênio e a titularidade dos servidores.
O deputado também chamou a atenção para os impactos sociais das medidas adotadas pela atual gestão. Ele criticou a taxação de 14,25% sobre os proventos dos aposentados na Previdência e a retirada do Hospital do Servidor. “Mais de 500 mil pessoas são prejudicadas com o desmonte do Ipasgo. O servidor público não tem mais garantia de acesso à saúde”, disse.
Antônio Gomide destacou ainda o paradoxo entre o crescimento econômico de Goiás e o agravamento das desigualdades sociais. “O estado está cada vez mais rico, mas o povo mais pobre. Goiás é hoje o quinto estado mais desigual do Brasil. Um por cento da população mais rica concentra 30% da renda. Esses dados não são meus, são da Fundação Mauro Borges”, pontuou.
“Não adianta olhar apenas para os números da arrecadação. É preciso olhar para o povo e para quem trabalha todos os dias para fazer o estado funcionar: o servidor público”, concluiu.