Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem participa do “Dia E” no HC da UFG em apoio ao programa Agora Tem Especialistas

08 de Julho de 2025 às 09:00
Mauro Rubem participa do “Dia E” no HC da UFG em apoio ao programa Agora Tem Especialistas

O deputado Mauro Rubem (PT), histórico defensor de um Sistema Único de Saúde (SUS) público, universal e de qualidade, participou, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), da mobilização nacional “Dia E – Mutirão Ebserh em Ação. A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, e tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços especializados de saúde.

A ação foi realizada simultaneamente em 45 hospitais universitários geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). No HC/UFG, dezenas de profissionais de saúde – entre médicos, enfermeiros e técnicos – participaram do mutirão, que promoveu atendimentos ambulatoriais, exames de imagem, cirurgias eletivas e outros procedimentos. Em todo o país, foram mais de 10 mil atendimentos, contribuindo diretamente para a redução das filas do SUS.

Durante a visita, Mauro Rubem destacou a importância da iniciativa como reflexo do novo momento da saúde pública no Brasil. “O presidente Lula mostra que governar é enfrentar os problemas reais do povo com ações concretas. O ‘Dia E’ é mais do que um mutirão: é uma demonstração de que, com vontade política e integração entre os ministérios da Saúde e da Educação, é possível transformar o SUS e oferecer o melhor à população”, afirmou o parlamentar.

O deputado também destacou a necessidade de justiça tributária para garantir mais recursos para áreas essenciais, como saúde e educação. “Para que programas como esse se tornem permanentes, é fundamental corrigir as distorções da nossa estrutura tributária. Precisamos tributar mais quem pode pagar e garantir o financiamento adequado dos serviços públicos. A saúde não pode ser tratada como mercadoria; é um direito constitucional”, enfatizou.

No HC/UFG, o mutirão contemplou uma ampla variedade de procedimentos, como tomografias, ressonâncias magnéticas, ultrassonografias, endoscopias, colonoscopias, eletrocardiogramas, ecocardiogramas e cirurgias oncológicas, vasculares, plásticas e pediátricas. Cerca de 300 pacientes foram atendidos apenas na unidade goiana, muitos dos quais aguardavam há meses por atendimento.

A previsão é que mais duas edições do “Dia E” aconteçam até o fim do ano, em setembro e dezembro, consolidando a mobilização nacional como uma estratégia contínua de fortalecimento do SUS.

Para Mauro Rubem, que já atuou na rede pública de saúde, o momento é de reconstrução e de reafirmação dos princípios do SUS. “Essa é a resposta que o povo brasileiro esperava. Um governo que escuta, cuida e age. Com mais profissionais, mais recursos e mais organização, vamos reconstruir o Brasil com saúde pública forte, gratuita e para todos”, concluiu.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.