Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem participa de protesto com servidores de Goiânia contra privatização da Junta Médica e cobra melhorias no Imas

O deputado Mauro Rubem (PT) segue em defesa dos servidores públicos municipais de Goiânia e contra o avanço das privatizações promovidas pela gestão do prefeito Sandro Mabel. Nessa semana, Mauro participou do protesto realizado por servidoras e servidores municipais contra a terceirização da Junta Médica e as graves deficiências no atendimento prestado pelo Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores (IMAS).
A manifestação, que contou com o apoio do Sindsaúde e do SIMSED, teve como foco o repúdio ao contrato firmado entre a Prefeitura e o Serviço Social da Indústria (Sesi), no valor de R$ 9 milhões, para a terceirização das perícias médicas dos servidores. A contratação, feita sem licitação, foi duramente criticada pelo parlamentar, que já ingressou com uma ação popular na Justiça pedindo a imediata suspensão do contrato.
Segundo Mauro Rubem, a terceirização não se origina de uma necessidade técnica real, mas de um “arranjo institucional politicamente dirigido, juridicamente viciado e administrativamente manipulado”, que visa a desmontar a Junta Médica Oficial e entregar a responsabilidade da perícia médica a uma entidade privada com vínculos históricos e pessoais com o próprio prefeito Sandro Mabel. Para o deputado, a medida fere diretamente os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e moralidade.
Durante a manifestação, os trabalhadores seguiram em passeata até a sede do IMAS, onde uma comissão formada por representantes sindicais, pelo deputado Mauro Rubem e por servidores da saúde foi recebida pela presidência do Instituto. No encontro, foram apresentadas diversas denúncias sobre a precariedade do atendimento oferecido pelo Imãs, incluindo negativas de atendimento, falta de cobertura para exames e procedimentos e ausência de suporte a casos graves, como câncer e doenças crônicas — mesmo com o desconto mensal no contracheque dos servidores.
Como encaminhamento da mobilização, foi agendada uma audiência pública para o dia 23 de julho, às 8h, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para discutir a situação do Imas e buscar soluções concretas para o serviço.
Mauro Rubem reforçou seu compromisso com os servidores e com o serviço público: “Lutamos em defesa da saúde de todos os trabalhadores, bem como de uma Junta Médica coerente, competente, ética e que atenda os interesses dos trabalhadores — e não os interesses oportunistas e obscuros dessa trágica gestão que (des)governa nossa cidade”.
A atuação de Mauro Rubem reafirma seu histórico compromisso com a valorização do serviço público, o respeito à Constituição e a defesa intransigente dos direitos da classe trabalhadora.