Notícias dos Gabinetes
Deputado Antônio Gomide defende autonomia financeira e fortalecimento da UEG

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) voltou a defender o fortalecimento da Universidade Estadual de Goiás (UEG) durante entrevista à Rádio Nova FM, na manhã desta segunda-feira, 14. Na ocasião, o parlamentar ressaltou a necessidade de o Governo garantir investimentos por meio do retorno de 2% do orçamento exclusivo para a instituição.
“A universidade precisa ter independência para que possa ter autonomia, seja administrativa, seja financeira. Mas, para isso, é preciso garantir isso em lei. Precisamos que os 2% da UEG estejam na Constituição do Estado — que, aliás, já constaram e foram retirados em 2019. O orçamento do Estado hoje passa de R$ 44 bilhões. Com 2%, teríamos mais de R$ 800 milhões livres para a universidade, que teria outra forma de fazer planejamento, com tranquilidade e com segurança”, disse.
O deputado defende que, com a garantia orçamentária restituída na Constituição, a universidade teria mais segurança e não dependeria de paralisações dos servidores técnico-administrativos para reivindicar melhorias nas condições de trabalho, por exemplo.
“Enquanto deputado estadual, podemos fazer com que esses 2% sejam devolvidos à Constituição e, com isso, as demandas naturais da universidade sejam supridas pela própria instituição. Mas a nossa parte é fazer uma PEC para mudar a Constituição Estadual. Essa é uma bandeira importante para Goiás”, ressaltou Antônio Gomide.