Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide defende aprovação de lei para reforçar segurança de profissionais da educação em Goiás

06 de Agosto de 2025 às 13:25
Antônio Gomide defende aprovação de lei para reforçar segurança de profissionais da educação em Goiás

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou, nesta terça-feira, 5, um projeto que cria medidas protetivas e ações específicas para combater a violência contra profissionais da educação em instituições públicas e privadas de Goiás. A proposta foi elaborada em parceria com a também deputada estadual Bia de Lima (PT).

A iniciativa busca garantir mais segurança e bem-estar a professores, coordenadores, servidores e demais trabalhadores da educação. O texto considera como formas de violência os casos de agressões físicas, verbais, danos patrimoniais, ameaças e sofrimento psicológico e estabelece protocolos claros de atendimento e acolhimento às vítimas.

Batizado de SOS Educação, o programa será coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com apoio das secretarias de Segurança Pública e de Justiça. As ações previstas envolvem desde campanhas educativas até suporte jurídico e psicológico, além da capacitação de profissionais e formação de equipes multidisciplinares nas escolas.

O projeto também determina a criação de um sistema online para o registro de ocorrências e autoriza a adoção de medidas como afastamento do agressor, licença remunerada para a vítima, atendimento psicológico e acompanhamento para reintegração ao ambiente escolar.

“Acreditamos que fortalecer a segurança nas escolas é essencial para garantir um ambiente saudável de ensino e valorização dos profissionais da educação”, afirma Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.