Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto do deputado Amilton Filho pretende  qualificar estudantes do EJA

19 de Agosto de 2025 às 13:26
Projeto do deputado Amilton Filho pretende  qualificar estudantes do EJA

O deputado estadual Amilton Filho (MDB) apresentou, nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), projeto de lei (PL) que visa à capacitação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da Política Estadual de Incentivo à Capacitação Tecnológica e Inclusão Digital para Estudantes de Jovens e Adultos. “O que buscamos é promover a inclusão digital, o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e a capacitação para atuar nas novas profissões que surgiram no mercado de trabalho nos últimos anos”, explica o deputado.

Para Amilton Filho, caso os alunos do EJA não estejam preparados o suficiente, eles não terão acesso aos postos de trabalho que se abrem a todo instante, e cada vez mais com o uso de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA). Outro objetivo desta Política de Qualificação dos estudantes é o fomento à economia criativa, que estimula o empreendedorismo e incentiva ações colaborativas, capacitando os alunos também para a gestão de negócios. 

O projeto de lei apresentado prevê ainda a ampliação do acesso à internet e às tecnologias digitais nas escolas onde esta modalidade de ensino é oferecida, a fim de assegurar a inclusão digital dos estudantes e também contribuir para que eles estejam aptos a se proteger de fraudes, aprender a proteger seus dados e identificar riscos no ambiente digital.

Para que os alunos tenham à sua disposição o acesso irrestrito à internet, o projeto de lei de Amilton Filho propõe a implementação, pelo Poder Executivo, de espaços tecnológicos e laboratórios de informática nas escolas com EJA, com internet de alta qualidade, a realização de oficinas e cursos de capacitação tecnológica, inclusive o empreendedorismo digital. O projeto prevê também parcerias com instituições de ensino superior, organizações não-governamentais (ONGs) e empresas em geral que possam dar suporte pedagógico, apoio técnico e financiar equipamentos necessários à execução desta política.

Por fim, Amilton Filho propõe que o Estado elabore materiais pedagógicos específicos para o ensino de tecnologias emergentes que possam efetivamente ser aplicados na realidade do cotidiano desses alunos, preparando-os para as exigências do mercado de trabalho. Também consta do projeto a capacitação de educadores e tutores do EJA para que eles estejam aptos a usar as novas tecnologias. “Precisamos que os professores estejam absolutamente habilitados a lidar com as novas tecnologias para repassar aos estudantes, com eficiência, todo esse mundo digital, que está cada dia mais dinâmico e inovador”, finaliza o parlamentar.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.