Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima defende recebimento de royalties sobre terras raras de Goiás

29 de Agosto de 2025 às 08:55
Bia de Lima defende recebimento de royalties sobre terras raras de Goiás

A deputada Bia de Lima (PT) se posicionou favoravelmente à iniciativa do Governo Estadual que dispõe sobre a criação da Autoridade Estadual de Minerais Críticos de Goiás (AMIC) e temas correlatos. 

No entendimento da parlamentar, é fundamental deter tecnologias a respeito do tema, além do recebimento de royalties e outros dividendos. No entanto, a parlamentar ressaltou a preocupação quanto à competência privativa da União para legislar sobre esses recursos.

Outra questão sensível, aponta Bia de Lima, diz respeito às consequências ambientais da atividade. A parlamentar argumenta que toda extração mineral requer um zelo especial com os resíduos advindos desse processo, e a contaminação de subsolos e lençóis freáticos deve ser evitada.

“Precisamos ter cautela para que não fiquem para a população apenas os resíduos, os impactos, as questões negativas”, defendeu.

Na oportunidade, durante o uso da tribuna na sessão ordinária desta quarta-feira, 27 de agosto, ela ainda cobrou seriedade quanto a discussões geopolíticas que orbitam o tema. 

“Precisamos compreender os enfrentamentos necessários, porque, no momento que se faz a opção pelo Japão, pela China ou outro país, teremos outras questões advindas dessas escolhas. Precisamos saber, efetivamente, o que o nosso Estado vai ganhar com essa exploração”, encerrou a deputada.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.