Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Gomide realiza audiência pública na Assembleia Legislativa em defesa do Cerrado em Goiás

08 de Setembro de 2025 às 13:53
Gomide realiza audiência pública na Assembleia Legislativa em defesa do Cerrado em Goiás

A Assembleia Legislativa de Goiás sedia, na próxima quinta-feira, 11, uma audiência pública em comemoração ao Dia do Cerrado. A iniciativa é do deputado estadual Antônio Gomide (PT) e tem como objetivo discutir a situação atual do bioma no estado, com ênfase no desmatamento e nas queimadas. O encontro está marcado para as 14 horas e será aberto ao público.

Durante entrevista concedida à Rádio São Francisco, nesta segunda-feira, 8, Antônio Gomide, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, destacou a relevância do debate. “Nós vamos ter a presença da Universidade Federal de Goiás apresentando os dados recentes do desmatamento em Goiás, bem como a questão das queimadas. Queremos reafirmar a importância do Cerrado, que é o segundo maior bioma do país e a principal fonte de água doce da América do Sul”, afirmou o parlamentar.

O deputado também chamou a atenção para o papel do Cerrado como território de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, pescadores e quebradeiras de coco. Segundo ele, a audiência busca ressaltar a sociodiversidade do bioma e a necessidade de proteção ambiental diante da pressão econômica e do avanço do desmatamento.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Cerrado é atualmente o bioma mais agredido no Brasil. “Reafirmamos o convite a todos que queiram participar. É um debate necessário para que a sociedade compreenda a dimensão da preservação do Cerrado”, concluiu Antônio Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.