Notícias dos Gabinetes
Gomide realiza audiência pública na Assembleia Legislativa em defesa do Cerrado em Goiás

A Assembleia Legislativa de Goiás sedia, na próxima quinta-feira, 11, uma audiência pública em comemoração ao Dia do Cerrado. A iniciativa é do deputado estadual Antônio Gomide (PT) e tem como objetivo discutir a situação atual do bioma no estado, com ênfase no desmatamento e nas queimadas. O encontro está marcado para as 14 horas e será aberto ao público.
Durante entrevista concedida à Rádio São Francisco, nesta segunda-feira, 8, Antônio Gomide, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, destacou a relevância do debate. “Nós vamos ter a presença da Universidade Federal de Goiás apresentando os dados recentes do desmatamento em Goiás, bem como a questão das queimadas. Queremos reafirmar a importância do Cerrado, que é o segundo maior bioma do país e a principal fonte de água doce da América do Sul”, afirmou o parlamentar.
O deputado também chamou a atenção para o papel do Cerrado como território de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, pescadores e quebradeiras de coco. Segundo ele, a audiência busca ressaltar a sociodiversidade do bioma e a necessidade de proteção ambiental diante da pressão econômica e do avanço do desmatamento.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Cerrado é atualmente o bioma mais agredido no Brasil. “Reafirmamos o convite a todos que queiram participar. É um debate necessário para que a sociedade compreenda a dimensão da preservação do Cerrado”, concluiu Antônio Gomide.