Notícias dos Gabinetes
Deputado Antônio Gomide defende ações para proteção da Chapada dos Veadeiros

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) voltou a defender ações mais rigorosas em prol da preservação do Cerrado goiano. Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Chapada dos Veadeiros, ele destacou, em entrevista concedida à Rádio São Francisco nesta segunda-feira, 8, a gravidade dos impactos ambientais na região.
O parlamentar ressaltou que as queimadas, o desmatamento para monocultura e a exploração mineral configuram os principais fatores de degradação na região. “Nesse momento, a Chapada dos Veadeiros, que é um parque nacional, está sendo agredida por queimadas, o que agrava ainda mais a destruição em relação à fauna e à flora do nosso Cerrado”, afirmou.
Nesse sentido, Antônio Gomide defendeu uma atuação mais efetiva dos órgãos de fiscalização e proteção ambiental. Ele citou a Secretaria de Meio Ambiente de Goiás, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como responsáveis que precisam reforçar a vigilância. “Estamos cobrando uma fiscalização mais urgente para que possamos preservar e dar uma atenção melhor ao nosso Cerrado”, acrescentou.
O deputado também aproveitou a oportunidade para convocar a sociedade a participar da audiência pública em comemoração ao Dia do Cerrado, que será realizada na próxima quinta-feira, 11, às 14 horas, na Assembleia Legislativa. O evento terá como foco o debate sobre o cenário atual do bioma e os desafios para sua conservação.