Notícias dos Gabinetes
“Patrimônio vivo”, ressalta a deputada Bia de Lima em homenagem à UFJ

Por iniciativa de deputada estadual Bia de Lima (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás realizou uma sessão solene em homenagem à Universidade Federal de Jataí (UFJ). O encontro, que ocorreu na manhã desta terça-feira (16/9), reuniu autoridades, gestores, docentes, servidores, estudantes e lideranças políticas para reconhecer a importância histórica, social e educacional da instituição, tanto para o Sudoeste goiano como para todo o Estado.
Na abertura da solenidade, Bia de Lima destacou seu vínculo pessoal com a universidade, lembrando que foi aluna da primeira turma de pedagogia, quando ainda era vinculada à UFG. “Quero nesta manhã valorosa dizer a vocês do meu apreço à Universidade Federal de Jataí, onde eu sou filha, fui aluna da primeira turma de pedagogia”, afirmou, ressaltando a trajetória de interiorização do ensino superior e homenageando pioneiras como a professora Maria do Rosário Casimiro.
Segundo Bia, homenagear a UFJ é reconhecer o esforço e a paixão de todos que fazem parte dessa trajetória. “Essa universidade é um patrimônio vivo, símbolo de orgulho, resistência e esperança para o nosso povo, e sempre terá em mim uma defensora apaixonada pelo seu legado, que transforma vidas e constrói futuros.
A mesa de trabalhos foi composta pela própria deputada, autora da iniciativa; pelo reitor da Universidade Federal de Jataí, professor Christiano Peres Coelho; a vice-reitora da Universidade Federal de Jataí, Alana Flávia Romani; a secretária-executiva da Universidade Federal de Jataí, Marinalva de Oliveira Teixeira, homenageada com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira; e a professora Eliana Melo Machado Moraes, também homenageada com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Compuseram a mesa, ainda, o diretor administrativo do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás, professor Cristiano Arias; o professor da Universidade Federal de Jataí, João Batista Pereira Cabral; a psicóloga da Universidade Federal de Jataí, Aurélia Magalhães de Oliveira Souza; a professora da Universidade Federal de Jataí, Eva Aparecida de Oliveira; o ex-prefeito do município de Jataí, Vinícius Luz; e Sandramara Matias, eleita a nova reitora da UFG para o período 2026 / 2029.
Reconhecimentos
A solenidade foi marcada por pronunciamentos que evidenciaram a força da UFJ como polo de ensino, pesquisa e extensão. A professora Eva Aparecida de Oliveira lembrou as mobilizações históricas para manter o campus ativo e incentivou os estudantes a continuarem sonhando alto. “A ciência que se faz aqui não é de gabinete isolado. Ela tem cheiro de terra, sabor de fruta do Cerrado e pulsa nas cidades do interior”.
O professor João Batista Pereira Cabral ressaltou a resiliência da instituição: “A UFJ é uma universidade de resiliência. Já teve tudo para ser extinta e sempre sobreviveu”. Já a psicóloga Aurélia Magalhães destacou a dimensão humana da instituição: “As universidades são feitas de pessoas que atendem pessoas”.
O ex-prefeito Vinícius Luz reconheceu o esforço coletivo para consolidar a universidade. “Essa história tem muitos personagens. Fica aqui meu registro de reconhecimento pela luta de cada um”, disse. A vice-reitora Alana Flávia Romani evocou a metáfora da “catedral” para simbolizar a construção permanente da universidade. “Mesmo em pequenas ações, construímos juntos a UFJ, que nunca estará finalizada, porque é feita de trabalho contínuo”.
O reitor Christiano Peres Coelho em sua fala ressaltou o desafio das chamadas “supernovas” universidades federais, criadas sem o aporte inicial de estrutura. “Viramos universidade sem ter recebido o pacote de inauguração. Ainda assim, seguimos com resiliência para garantir dignidade aos trabalhadores e qualidade acadêmica”, disse, reforçando que a UFJ é hoje “uma instituição pública, gratuita, plural e essencial ao desenvolvimento regional”.
Homenagens
Um dos momentos da sessão foi a entrega de honrarias. A docente aposentada Eliana Melo Machado Moraes e a secretária executiva Marinalva de Oliveira Teixeira receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, pelas contribuições decisivas à trajetória da instituição. Outras 156 personalidades foram agraciadas com o Certificado de Mérito Legislativo, em reconhecimento ao papel desempenhado na construção e fortalecimento da universidade.
Em nome dos homenageados, Marinalva destacou a força transformadora do ensino. “Eu sou a prova viva de que a educação muda a vida. Tudo que eu tenho, tudo que eu sou, eu devo à universidade”. Já Eliana relembrou sua trajetória de 41 anos na educação jataiense e emocionou-se ao dividir a homenagem com filhos e netos. “Vocês não têm a noção da grandiosidade deste evento e da minha alegria. Esta é uma conquista coletiva, fruto de muitas lutas internas que poucos conhecem”.
Após a entrega das homenagens, a deputada Bia de Lima agradeceu a presença dos participantes e reafirmou seu compromisso de seguir defendendo a UFJ e a educação pública. Em seguida, foi declarado o encerramento da sessão solene.