Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Em Jataí, deputada Bia de Lima busca soluções para regularização do Assentamento Guadalupe

26 de Setembro de 2025 às 16:00
Em Jataí, deputada Bia de Lima busca soluções para regularização do Assentamento Guadalupe

A deputada estadual Bia de Lima (PT) esteve, na manhã desta sexta-feira, 26, no Assentamento Nossa Senhora de Guadalupe, em Jataí, no Sudoeste goiano, com o objetivo de conversar com as 124 famílias, que ocupam o local há cerca de 18 anos, sobre o impasse relativo à área da comunidade.

A área do assentamento pertence à União. No entanto, não atende aos requisitos de metragem para doação por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Em razão do imbróglio, a parlamentar também esteve em audiência com o secretário de Habitação do município, Eduardo Jailton, com o propósito de sugerir que a Prefeitura Municipal assuma a área, fazendo a doação das áreas em parcelar rurais.

“A ideia é que a prefeitura assuma a área e faça a fixação dessas famílias. Dessa forma, poderá haver uma maior flexibilidade no tamanho das áreas e com a devida regularização. É um esforço coletivo para que as famílias possam finalmente conseguir plantar, ter qualidade de vida”, afirma Bia de Lima.

Após a reunião, a parlamentar declarou que há expectativas reais para a solução do problema.

“Hoje saímos daqui com esperança e pudemos ver que as coisas estão encaminhadas, graças ao empenho da deputada Bia de Lima. Estamos gratos por toda a mobilização, afinal, são 19 anos, uma luta cansativa. Muitas famílias vivem no barraco de lona, com as mudas dentro das latas com medo de colocar no chão e ter que sair do lugar, então, para nós é uma vitória muito grande”, agradeceu a representante das famílias e presidente da Associação Padre Josino, Elaine Ferreira.

Também participaram das agendas o superintendente do Incra em Goiás, Elias D’ângelo, juntamente com técnicos do órgão, além da advogada que defende as famílias do assentamento, Dra. Simone Oliveira Gomes.

O assentamento Nossa Senhora de Guadalupe foi criado em 2007, por desapropriação de uma área que pertencia à Igreja Católica. O assentamento tem cerca de 1,2 mil hectares.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.