Notícias dos Gabinetes
Projeto de Antônio Gomide em homenagem ao escritor Bernardo Élis vira lei em Goiás

O projeto de autoria do deputado Antônio Gomide (PT) que inclui o "Dia de Bernardo Élis" no Calendário Cívico, Histórico e Cultural do Estado foi sancionado, nesta terça-feira, 30, e virou lei. A data, passa a ser comemorada anualmente em 7 de agosto, e marca o aniversário da posse do escritor goiano na Academia Brasileira de Letras (ABL), ocorrida em 1975.
Único goiano a integrar a ABL, Bernardo Élis é reconhecido como um dos principais representantes do regionalismo na literatura brasileira. Segundo Antônio Gomide, o objetivo da proposta é homenagear sua trajetória e obra, celebrar o cinquentenário de sua posse na academia e fomentar o estudo de sua produção literária.
A nova lei também busca incentivar eventos culturais, como seminários e concursos literários, além de atividades pedagógicas voltadas à valorização da literatura regional e da identidade cultural goiana. Estão previstas ações como palestras, saraus, exposições, inclusão de sua obra no currículo escolar, produção de materiais educativos e parcerias com instituições acadêmicas e culturais para difundir seu legado em todo o estado.
Goiano de destaque
Além de escritor, Bernardo Élis foi professor de literatura brasileira na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Católica de Goiás, cofundador e vice-diretor do Centro de Estudos Brasileiros da UFG, e diretor-adjunto do Instituto Nacional do Livro (1978–1985). Atuou como assessor cultural de Goiás no Rio de Janeiro (1970–1978) e foi membro do Conselho Federal de Cultura (1986–1989). Também exerceu cargos públicos, como secretário da Prefeitura de Goiânia e prefeito interino em duas ocasiões, e advogou em cidades, como Goiânia, Anápolis e Inhumas. O goiano faleceu em 30 de novembro de 1997, aos 82 anos.