Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Festa de Nossa Senhora de Fátima, em Valparaíso, agora é Patrimônio Cultural de Goiás por lei da deputada Dra. Zeli

03 de Outubro de 2025 às 16:00

A deputada estadual Dra. Zeli (UB) conquistou mais um importante avanço para Valparaíso de Goiás e para todo o Estado. Foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado a Lei nº 23.712/2025, de autoria da parlamentar, que reconhece a Festa Social da Padroeira Nossa Senhora de Fátima como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás, além de incluí-la no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado.

Realizada anualmente no mês de maio, a festa é uma das mais tradicionais do município de Valparaíso, reunindo milhares de fiéis e visitantes em manifestações de fé, cultura e integração social. A partir de agora, com o reconhecimento legal, o evento passa a contar com maior visibilidade e proteção, assegurando sua preservação para as próximas gerações.

Para Dra. Zeli, autora da iniciativa, a lei representa uma vitória histórica para a comunidade local. “Essa conquista é fruto do nosso compromisso em valorizar a cultura e as tradições de Valparaíso, que fazem parte da identidade goiana. A Festa de Nossa Senhora de Fátima é muito mais que uma celebração religiosa, é um momento de união, fé e encontro com a comunidade. Com esse reconhecimento, garantimos que ela seja preservada, divulgada e transmitida às futuras gerações”, destacou a deputada.

Além do aspecto cultural e religioso, a inclusão,no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás, reforça a importância da festa como atrativo para o turismo e para o desenvolvimento econômico da região. A expectativa é que o reconhecimento amplie a participação de visitantes de todo o Estado, movimentando a economia local e promovendo ainda mais a imagem de Valparaíso de Goiás no cenário goiano.

Gabinete Dep. Dra. Zeli Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.