Notícias dos Gabinetes
“Boas expectativas sobre a jornada de trabalho”, diz Bia de Lima sobre diálogos com a Seduc
De acordo com a deputada estadual Bia de Lima (PT), que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), há um diálogo em construção com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, com o objetivo de reduzir a jornada de trabalho dos professores da Rede Estadual de Ensino.
Durante o uso da tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira, 6, a parlamentar afirmou que as expectativas sobre o retorno da jornada de 32 para 28 horas são boas.
“Estamos esperando uma boa notícia sobre a jornada de trabalho, para que, ao invés de terem 32 aulas, voltem a ter, pelo menos, 28 aulas. Estamos trabalhando nessa expectativa e, penso que nos próximos dias, teremos condições de anunciar essa novidade para o ano letivo de 2026”, afirmou a deputada.
Segundo Bia, a redução de aulas impacta diretamente na qualidade de vida dos professores da rede pública estadual de Educação. “Nós precisamos fazer com que a lei seja cumprida e os professores tenham condições de preparar suas aulas, de atender os alunos, sem que haja essa sobrecarga de trabalho que está adoecendo a nossa categoria”, pontuou a deputada.
A deputada, contudo, celebrou uma boa notícia. Conforme sua fala, foi publicado no último dia 22 de outubro o decreto que dá início ao enquadramento do pessoal administrativo da Educação, para garantir melhores condições de respeito à formação e valorização desses profissionais.