Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide destaca legado ambiental na entrega da Comenda Washington Novaes

08 de Dezembro de 2025 às 13:48
Antônio Gomide destaca legado ambiental na entrega da Comenda Washington Novaes

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) conduziu a sessão solene de entrega da Comenda Washington Novaes neste sábado, 6, na Assembleia Legislativa de Goiás.

De autoria do parlamentar, a comenda homenageia personalidades e instituições que se destacaram na defesa e promoção da sustentabilidade ambiental  em Goiás. Prefeitos, vereadores, ambientalistas, professores e integrantes da sociedade civil foram reconhecidos.

Antônio Gomide destacou o legado da luta ambientalista no Brasil, desde Chico Mendes, passando pelo jornalista Washington Novaes, que dá nome à comenda, até a ministra Marina Silva, homenageada em 2024. Presidente da Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia, ele ressaltou a necessidade de reforçar as leis de proteção ambiental e de ampliar as ações de educação ambiental.

O deputado relacionou a homenagem ao cenário internacional, lembrando que a COP30 mobilizou países de todo o mundo para enfrentar as mudanças climáticas como uma realidade concreta. Reforçou a importância da união para preservar biomas como o Cerrado e mencionou ações em Goiás, como a Frente Parlamentar em Defesa da Chapada dos Veadeiros, o trabalho da Comissão de Meio Ambiente e projetos de educação ambiental. Segundo ele, é necessário “conhecer as leis e lutar pela preservação”, seguindo exemplos como os de Chico Mendes e Washington Novaes para promover um ambiente ecologicamente equilibrado.

Antônio Gomide citou o projeto Sementes do Cerrado, desenvolvido em parceria com a PUC-Goiás. De acordo com o deputado, a iniciativa proporcionou, neste ano de 2025, visitas de mais de 800 alunos de escolas particulares, estaduais e municipais ao Memorial do Cerrado, onde tiveram contato com a biodiversidade e participaram de atividades de educação ambiental que ressaltam a importância da preservação.

João Novaes, filho de Washington Novaes, ressaltou a visão abrangente que o pai tinha sobre o meio ambiente. Afirmou que Washington sempre lembrava que as questões ambientais permeiam toda a vida humana e que “somos todos poeira de estrelas, já fomos tudo e seremos tudo novamente”. João destacou que, para o pai, o equilíbrio entre solo, água, ar e vida era fundamento para a sobrevivência coletiva, e que a urgência climática exige ação imediata.

Ele reiterou que Washington alertava para a necessidade de colocar o meio ambiente no centro das políticas públicas, sob pena de agravamento das crises em curso. Ao comentar o legado do jornalista, afirmou que “o tempo dos discursos vazios já passou; agora é tempo de ação concreta, começando por nossa rua, nossos bairros e nossas cidades”.

“Que nós, da família Novaes, possamos, junto com todos vocês, honrar a cada dia ainda mais a memória e o legado de Washington Novaes, como fazemos nesta cerimônia. Que possamos transformar nossas consciências, nossos rios, o clima, o ar e o espaço de nossas cidades e, quem sabe, ver implantado em breve um de seus maiores sonhos: o Museu da Água de Goiás”, disse.

Rafael Soares representou o presidente da Assembleia Legislativa,  deputado Bruno Peixoto (UB), reforçando o compromisso da Casa com a preservação do Cerrado. O deputado Lincoln Tejota (UB) destacou a relevância da Comenda Washington Novaes e a necessidade de ampliar o debate ambiental em Goiás. Já o delegado da Polícia Federal e chefe da Delegacia do Meio Ambiente, Sandro Paes Sandré, afirmou que receber a comenda é uma honra em um momento em que o Brasil se destaca pela legislação ambiental e pela realização da COP30, enfatizando a importância de preservar a natureza para as futuras gerações.

A reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Lima, afirmou que preservar o legado de Washington Novaes é um compromisso que ultrapassa o âmbito familiar e alcança toda a sociedade. Segundo ela, a memória do jornalista “não nos deixa esquecer que é necessário defender o meio ambiente” e reforça que a proteção da vida depende diretamente dessa defesa.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.