Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide destaca legado ambiental na entrega da Comenda Washington Novaes
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) conduziu a sessão solene de entrega da Comenda Washington Novaes neste sábado, 6, na Assembleia Legislativa de Goiás.
De autoria do parlamentar, a comenda homenageia personalidades e instituições que se destacaram na defesa e promoção da sustentabilidade ambiental em Goiás. Prefeitos, vereadores, ambientalistas, professores e integrantes da sociedade civil foram reconhecidos.
Antônio Gomide destacou o legado da luta ambientalista no Brasil, desde Chico Mendes, passando pelo jornalista Washington Novaes, que dá nome à comenda, até a ministra Marina Silva, homenageada em 2024. Presidente da Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia, ele ressaltou a necessidade de reforçar as leis de proteção ambiental e de ampliar as ações de educação ambiental.
O deputado relacionou a homenagem ao cenário internacional, lembrando que a COP30 mobilizou países de todo o mundo para enfrentar as mudanças climáticas como uma realidade concreta. Reforçou a importância da união para preservar biomas como o Cerrado e mencionou ações em Goiás, como a Frente Parlamentar em Defesa da Chapada dos Veadeiros, o trabalho da Comissão de Meio Ambiente e projetos de educação ambiental. Segundo ele, é necessário “conhecer as leis e lutar pela preservação”, seguindo exemplos como os de Chico Mendes e Washington Novaes para promover um ambiente ecologicamente equilibrado.
Antônio Gomide citou o projeto Sementes do Cerrado, desenvolvido em parceria com a PUC-Goiás. De acordo com o deputado, a iniciativa proporcionou, neste ano de 2025, visitas de mais de 800 alunos de escolas particulares, estaduais e municipais ao Memorial do Cerrado, onde tiveram contato com a biodiversidade e participaram de atividades de educação ambiental que ressaltam a importância da preservação.
João Novaes, filho de Washington Novaes, ressaltou a visão abrangente que o pai tinha sobre o meio ambiente. Afirmou que Washington sempre lembrava que as questões ambientais permeiam toda a vida humana e que “somos todos poeira de estrelas, já fomos tudo e seremos tudo novamente”. João destacou que, para o pai, o equilíbrio entre solo, água, ar e vida era fundamento para a sobrevivência coletiva, e que a urgência climática exige ação imediata.
Ele reiterou que Washington alertava para a necessidade de colocar o meio ambiente no centro das políticas públicas, sob pena de agravamento das crises em curso. Ao comentar o legado do jornalista, afirmou que “o tempo dos discursos vazios já passou; agora é tempo de ação concreta, começando por nossa rua, nossos bairros e nossas cidades”.
“Que nós, da família Novaes, possamos, junto com todos vocês, honrar a cada dia ainda mais a memória e o legado de Washington Novaes, como fazemos nesta cerimônia. Que possamos transformar nossas consciências, nossos rios, o clima, o ar e o espaço de nossas cidades e, quem sabe, ver implantado em breve um de seus maiores sonhos: o Museu da Água de Goiás”, disse.
Rafael Soares representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (UB), reforçando o compromisso da Casa com a preservação do Cerrado. O deputado Lincoln Tejota (UB) destacou a relevância da Comenda Washington Novaes e a necessidade de ampliar o debate ambiental em Goiás. Já o delegado da Polícia Federal e chefe da Delegacia do Meio Ambiente, Sandro Paes Sandré, afirmou que receber a comenda é uma honra em um momento em que o Brasil se destaca pela legislação ambiental e pela realização da COP30, enfatizando a importância de preservar a natureza para as futuras gerações.
A reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Lima, afirmou que preservar o legado de Washington Novaes é um compromisso que ultrapassa o âmbito familiar e alcança toda a sociedade. Segundo ela, a memória do jornalista “não nos deixa esquecer que é necessário defender o meio ambiente” e reforça que a proteção da vida depende diretamente dessa defesa.