Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Antônio Gomide que homenageia historiador goiano é sancionado e vira lei

22 de Dezembro de 2025 às 15:50
Projeto de Antônio Gomide que homenageia historiador goiano é sancionado e vira lei

A Governadoria sancionou, no último sábado, 20, o projeto de lei de autoria do deputado Antônio Gomide (PT) que institui o Dia do Historiador Goiano, a ser comemorado anualmente em 25 de março, e o inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. Com isso, a matéria se torna lei estadual.

A data tem como objetivo homenagear os profissionais dedicados ao estudo, à pesquisa e à preservação da história de Goiás, além de promover ações educativas, eventos culturais e debates sobre a memória coletiva, o patrimônio cultural e a identidade regional.

A escolha do dia 25 de março faz referência ao nascimento de José Mendonça Teles (1936–2018), um dos mais importantes historiadores, escritores e cronistas goianos. Nascido em Hidrolândia, Teles formou-se em Direito, mas dedicou sua vida à literatura, à historiografia e ao folclore regional. Entre suas principais obras estão A Cidade do Ócio, Goiânia, a capital do sertão e o Dicionário do Escritor Goiano, que registram a memória cultural, social e cotidiana do Estado.

José Mendonça Teles também ocupou cargos de destaque, como presidente da Academia Goiana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, contribuindo de forma decisiva para a preservação e divulgação da identidade goiana.

Antônio Gomide afirma que a proposta reforça o compromisso do mandato com a educação, a cultura e a valorização da história do Estado, promovendo o desenvolvimento sustentável e formando uma sociedade mais consciente de suas raízes.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.