Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Delegado Eduardo Prado apresenta projeto para criar a Farmácia Veterinária Popular em Goiás

03 de Março de 2026 às 15:10

Com o objetivo de democratizar o acesso à saúde animal e combater o abandono por falta de recursos financeiros, o deputado estadual Delegado Eduardo Prado protocolou um projeto de lei que institui a Política Estadual de Acesso a Medicamentos Veterinários, denominada Farmácia Veterinária Popular. A iniciativa visa a garantir que famílias de baixa renda e protetores de animais tenham acesso gratuito ou subsidiado a remédios, vacinas e outros insumos essenciais.

O projeto foca em atender quem mais precisa: famílias em situação de vulnerabilidade social que possuem animais domésticos, protetores independentes cadastrados e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) voltadas à causa animal. A proposta também abrange animais que estejam sob a guarda direta do Poder Público.

"Ampliar o acesso a tratamentos adequados evita o sofrimento animal, preserva a qualidade de vida e reforça a responsabilidade compartilhada entre o Estado e a sociedade na proteção da nossa fauna", destaca o Delegado Eduardo Prado na justificativa da proposta.

A Farmácia Veterinária Popular funcionará por meio de adesão voluntária de municípios e parcerias com entidades públicas e privadas. Entre as diretrizes principais, o projeto estabelece:

  • Doações e Triagem: Recebimento de medicamentos de clínicas, hospitais e empresas do setor, que passarão por rigorosa avaliação técnica de validade e integridade.
  • Distribuição Gratuita: Os medicamentos serão entregues mediante a apresentação de receita assinada por um médico-veterinário devidamente registrado.
  • Responsabilidade Técnica: A dispensação dos produtos deve ser feita sob a supervisão de um médico-veterinário ou farmacêutico.
  • Combate ao Desperdício: Implementação de mecanismos para a destinação correta de sobras de medicamentos e o descarte ambientalmente adequado de produtos impróprios.

O autor do projeto reforça que a saúde animal está diretamente ligada à saúde pública, uma vez que o controle de medicamentos e vacinas previne a propagação de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos) e riscos sanitários coletivos. Além disso, o projeto proíbe estritamente a comercialização de qualquer item recebido pela política estadual, sob pena de punições legais.

Caso o projeto seja aprovado e sancionado, o Poder Executivo terá um prazo de 180 dias, após a publicação da lei, para regulamentar os detalhes da execução do programa em todo o estado de Goiás.

Gabinete Dep. Delegado Eduardo Prado Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.