Notícias dos Gabinetes
Para Jardel, Lula tem porcentagem na permanência de Sarney
O site de notícias G1, da Globo, trouxe na tarde desta quinta-feira matéria especial com o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). No texto, o presidente diz que a crise no Senado Federal, envolvendo o presidente José Sarney (PMDB), não é problema seu. "Não é problema meu. Eu não votei para eleger Sarney presidente do Senado, nem votei no Sarney no Maranhão. Não votei no Temer [presidente da Câmara Federal, deputado pelo PMDB de São Paulo] e nem no Arthur Virgílio [líder do PSDB no Senado Federal e autor das principais representações contra José Sarney]. Votei nos senadores de São Paulo. Quem tem que decidir se ele continua presidente do Senado é o Senado, não sou eu", afirmou Lula.
Para o deputado estadual Jardel Sebba (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa no biênio 2007-2008, Lula comanda uma base muito forte na Câmara Federal e no Senado e, por isso, é co-responsável pela permanência do senador José Sarney na presidência. "Uma simples sinalização do presidente da República muda tudo. É muito difícil que algum senador da sua base - e todos têm contato muito forrte com ele - tome qualquer posição contrária ao senador Sarney enquanto Lula se mantiver ao lado dele", destaca Jardel.
Na opinião do tucano, "Lula flutua muito e, como é benéfico para ele, não se decide", critica. "É muito difícil, até mesmo para a opinião pública, identificar a postura do presidente da República. Antes, Lula defendia ardentemente o presidente do Senado. Agora, com as cobranças dos cidadãos e até mesmo do PT, Lula já diz que não tem porque se meter na questão. Daqui a alguns dias, vai estar condenando o Sarney", ironiza Jardel.
José Sarney é alvo de 11 representações no Senado Federal. Todas serão julgadas pelo Conselho de Ética da Casa.