Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Centenas de famílias sob o risco de despejo em Aparecida de Goiânia

19 de Maio de 2008 às 13:47
Deputado Luis Cesar Bueno se mobiliza para evitar que moradores dos setores Residencial Serra das Brisas e Belo Horizonte sejam despejados. O petista teme nova tragédia, semelhante à que ocorreu no Parque Oeste Industrial.

Os moradores dos setores Residencial Serra das Brisas e Belo Horizonte, em Aparecida de Goiânia,  aguardam ansiosos uma solução para o problema da desapropriação de suas residências, já aprovada pelo Poder Judiciário. Nesta segunda-feira, eles procuraram a Comissão de Direitos Humanos, a Bancada do PT, a Mesa Diretora e a Comissão Parlamentar Suprapartidária responsável por mediar o caso,  para chamar novamente a atenção e pedir soluções urgentes.

Sabedores da gravidade do problema, o deputado Luis Cesar Bueno e o líder da Bancada do PT, deputado Mauro Rubem, estiveram na manhã desta segunda-feira, no Ministério Público Estadual e conversaram demoradamente com os procuradores ligados ao caso. Os parlamentares foram informados que os procedimentos judiciais já foram feitos. “Neste momento, às 12 horas de segunda-feira, 3 processos se encontram no Tribunal de Justiça -- 2 da Ordem dos Advogados do Brasil e 1 do Ministério Público Estadual -- solicitando a nulidade e também a suspensão da ordem judicial que determina a desocupação dos loteamentos”, informou Luis Cesar. 

“Os moradores estão aflitos, a polícia mapeou a área, instituiu o comitê de crise e fez o plano de desocupação para o cumprimento da reintegração de posse. “Alguns até transferiram os familiares para outras cidades e estão se armando para chegar, se for o caso, ao confronto direto”, advertiu Bueno, procurando sensibilizar os procuradores. 

Processos semelhantes, decisões judiciais diferentes

O deputado Luis Cesar Bueno lembrou que outros dois processos movidos naquela mesma região tiveram parecer diferente da Justiça e os moradores saíram vitoriosos. O petista cita como exemplo o caso Residencial Pôr-do-Sol, com o mesmo objeto e mesmo proprietário que foi julgado por outro magistrado que deu ganhou de causa aos moradores e condenou a prefeitura de Aparecida de Goiânia. “Há uma determinação muito grande do judiciário de Aparecida de Goiânia em cumprir a ordem judicial e o mais grave,  a prefeitura de Aparecida está omissa e em nenhum momento acena para qualquer possibilidade de resolver o problema. A prefeitura autorizou o loteamento, expediu o alvará de construção, fez a linha de ônibus, escola, prédios públicos, cobra IPTU e deve ser condenada”, reforçou.
 

Tragédia anunciada 

Conscientes desta realidade, os moradores do Residencial Serra das Brisas e Setor Belo Horizonte estão se organizando. A Assembléia Legislativa tenta, com o apoio do líder do Governo Helder Valin,  uma audiência com a presença do Governador, prefeito de Aparecida, Tribunal de Justiça, Secretaria de Segurança Pública e Procuradoria Geral do Ministério Público para instituir pelo menos um comitê de crise e mediar esta situação. “A ordem de desocupação é imediata, a polícia já está nos arredores procurando ginásios de esportes para instalar as 800 famílias. O lamentável é que vai ser um massacre. As famílias não estão dispostas a sair, pois compraram e pagaram em 50 prestações seus lotes, investiram o suor das suas vidas ali. Os imóveis foram construídos, diferentemente do Parque Oeste que era uma invasão”.

“A situação é grave, estamos tentando suspender a decisão judicial e a qualquer momento vamos voltar a falar com o Tribunal de Justiça. Estamos pedindo que Tribunal de Justiça se pronuncie neste processo em favor dos moradores, sobre pena de acontecer uma verdadeira tragédia, até mesmo maior do que aquela que ocorreu no Parque Oeste Industrial”, lembrou Luis Cesar. 

Amanhã, terça-feira (20), os moradores dos setores Residencial Serra das Brisas e Belo Horizonte estarão na Assembléia Legislativa, no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Justiça para acompanhar o caso. Uma reunião com os deputados Luis Cesar e Mauro Rubem está marcada para hoje, às 20h30, no Residencial Serra das Brisas.  “Estaremos no bairro para conversar com as famílias. Vamos convocar todos os membros da comissão suprapartidária -- composta por 11 deputados estaduais, indicada para acompanhar o caso. “Estamos em atuação e esperamos que até amanhã tenhamos algumas ações concretas para garantir o direito das famílias”, concluiu Luis Cesar Bueno. 

Janaina Gomes

Assessoria de Comunicação

Deputado Luis Cesar Bueno (PT/GO)

55 62  3221 3007  / 8111-8541

janainagomes@gmail.com

 


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.