Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Luis Cesar defende consórcios metropolitanos durante 1º Fórum de Discussão do PDRM de Goiânia

10 de Junho de 2009 às 17:46

O deputado e presidente da Comissão de Organização dos Municípios da Assembleia Legislativa, Luis Cesar Bueno (PT), participou na manhã desta quarta-feira, 10, do 1º Fórum de Discussão do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia. Idealizado pela Câmara de Goiânia e pela Secretária de Cidades do Estado de Goiás, e realizado no Auditório do Gabinete Militar, no Palácio Pedro Ludovico, o fórum teve o objetivo de criar diretrizes para definir o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Goiânia. 

 

Luis Cesar Bueno foi o primeiro orador do evento e disse que o Plano Diretor Metropolitano já estava previsto na Constituição do Estado desde 1990. "O que nós pretendemos fazer é uma aglutinação de todas as políticas de todas as áreas das cidades da região do entorno da Capital. Não adianta um município desenvolver ações para o meio ambiente se o município vizinho não faz o mesmo", declarou.

 

Durante o debate, Luis Cesar Bueno ainda comentou sobre seu projeto de Lei que institui o Plano Diretor Regional Metropolitano e ressaltou a importância de criar consórcios metropolitanos. “Goiás é o único Estado que não constitui os consórcios metropolitanos e recursos significativos não vieram para melhorar as políticas públicas nos principais centros urbanos do Estado”, afirmou. 

 

De acordo com o petista, o Estado não deve fugir de seu papel constitucional de promover a integração e o ordenamento urbano das regiões metropolitanas. “Para isto, é necessário a elaboração de diretrizes para os municípios que compõem os aglomerados urbanos do Estado por meio de Lei estadual”, frisou. 

 

Participaram do evento o vereador Fábio Tokarski (PCdoB), o secretário Estadual das Cidades Paulo Gonçalves, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Roberto Freire (PPS), o Secretário de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia Leo Mendanha, o pesquisador Marcos Arimatéia, o professor Everaldo Pastore, da Associação de Recuperação e Conservação do Ambiente (Arca) e o secretário de Planejamento da Prefeitura de Goiânia, Luis Alberto de Oliveira, que na ocasião representou o prefeito Iris Rezende (PMDB).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.