Marlúcio está otimista quanto a criação da CPI do Transporte Coletivo

06 de Maio de 2009 às 10:01
A CPI será integrada por cinco membros e terá prazo de 90 dias para o encerramento dos trabalhos.

Durante entrevista coletiva na tarde de ontem, terça-feira, o deputado Marlúcio Pereira (PTB) mostrou otimismo quanto a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a licitação e o funcionamento do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia.

O parlamentar conseguiu 18 assinaturas e protocolou na mesa diretora o requirimento que cria a CPI. O documento deverá ser lido pelo presidente da Casa Elder Valim (PSDB) e em seguida inicia a escolha dos nomes que vão compor os trabalhos. “Vou lutar para que está CPI chegue até o fim. Queremos apurar quem são os responsáveis por este desmazelo no trasporte coletivo e porque os acordos do contrato de licitação não estão sendo respeitados”, arrematou Marlúcio.

O deputado lembra ainda que acordo firmado no último processo de licitação não vem sendo respeitado pelas empresas vencedoras. Ele cita como exemplo que ficou acertado o repasse de R$ 46 milhões que seriam invertidos em parcelas de R$ 3 milhões para o investimento na melhoria dos terminais, novos pontos de ônibus etc. “Isso não está ocorrendo, a CMTC entregou a gestão dos terminais para estas empresas, o que caracteriza um novo acordo. Edital de licitação não prevê acordos posteriores, o que foi acordado tem de ser respeitados”, indigna-se.

Marlúicio acrescenta ainda que mesmo após o processo de licitação realizado no ano passado, o sistema continua um caos. Ainda faltam ônibus, adequação das linhas, a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) não tem um cronograma das obras nos terminais e além destes impasses centenas de vendedores ambulantes foram despejados do terminal cruzeiro. O resultado é que centenas de pais de família estão desempregados.