Notícias dos Gabinetes
Thiago Peixoto em contagem regressiva para seminário de reforma educacional
Mais de 400 inscritos – números desta sexta-feira, 19 – em ritmo de contagem regressiva. Literalmente. Afinal, tudo está pronto para o I Seminário Internacional de Reforma Educacional, marcado para a próxima terça-feira, 22 de abril, no auditório da Celg, no Jardim Goiás. A coordenação do evento é do deputado estadual Thiago Peixoto (PMDB), com amplo apoio da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.
Os quatro conferencistas – dois norte-americanos e dois brasileiros – chegam à Goiânia na véspera do seminário. As secretárias de Educação Milca Severino (estadual) e Márcia Carvalho (municipal), além do próprio presidente da Assembléia, Jardel Sebba (PSDB), já confirmaram presença. Thiago Peixoto informa que secretários de Educação dos 246 municípios goianos, assim como educadores e diretores de escolas da rede pública da Capital e do interior, também foram convidados.
O deputado idealizou o seminário após voltar de Nova York, em fevereiro último, onde conheceu o modelo de reforma educacional implantado nas escolas públicas norte-americanas. Segundo ele, o seminário internacional vai tratar deste e de outros modelos de sucesso que existem no Brasil e em outros países e que têm como meta melhorar o sistema educacional. “Para estas discussões estamos trazendo o que há de mais moderno e de mais inovador para as escolas goianas. São propostas adaptáveis à realidade local e que poderão ser plenamente acatadas pelos diretores e professores”, explica Thiago Peixoto.
O peemedebista também frisa que problemas inerentes ao sistema educacional brasileiro, como professores descontentes com o salário e a profissão, evasão escolar, unidades de ensino com péssimo desempenho nas avaliações qualitativas e colégios sem as condições físicas ideais para um bom aprendizado dos alunos também existiam em Nova York. A similaridade dos percalços enfrentados tanto pelos norte-americanos quanto pelos brasileiros é um “claro indicativo” de que as soluções aplicadas ao sistema educacional de Nova York também poderão surtir resultado positivo em terras brasileiras.
Thiago explica ainda porque tomou a iniciativa de organizar o I Seminário Internacional de Reforma Educacional: “Entendo que é papel de um parlamentar buscar soluções para o sistema educacional, assim como também para diversas outras áreas. A educação é uma questão em que venho atuando de forma mais ampla e incisiva. Por isso é conveniente trazer pra cá o que está acontecendo de melhor no mundo e que seja referência para educação goiana.“
Programação:
Dia 22/04/2008
8h30 – 9h00: Credenciamento
9h30 – 10h30: "Ordem e desordem nas escolas", por Ângelo Ledda, diretor da escola MS 399 – Bronx/NY
11h00 – 12h00: "O grande esforço de ensinar e aprender", por Patrícia Mota, coordenadora de Programas Educacionais do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial.
14h30 – 15h30: "A Reforma do Ensino em Nova York", por Andaye DeLaCruz, diretora do Instituto de Desenvolvimento da Juventude – NY.
16h00 – 17h00: "O que deve ser feito", por Norman Gall, diretor executivo do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial.