PMDB e PT comandam audiência pública em defesa da Fapeg

29 de Abril de 2009 às 17:33
Acesse: www.thiagopeixoto.com.br e www.twitter.com/thiagopeixoto

O deputado estadual Thiago Peixoto (PMDB) insiste na derrubada da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê a redução de repasses para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) – o governo quer diminuir o percentual atual de 0,5% para 0,1%. Ao lado do deputado Mauro Rubem (PT), Thiago também coordena, na próxima terça-feira, 5, audiência pública para tratar do assunto. Participarão representantes do Ministério Público, das secretarias da Fazenda e Ciência e Tecnologia, da própria Fapeg e da sociedade civil organizada.

A PEC foi aprovada pela maioria governista na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última terça-feira. Thiago e a líder da bancada, Mara Naves, apresentaram voto em separado restabelecendo os percentuais atuais, mas os deputados aliados rejeitaram a proposta. Thiago já havia apresentado, em plenário, emenda com o mesmo teor – também rejeitada pelos governistas. "É visível o constrangimento dos parlamentares da base aliada em votar contra algo que eles defendem. Eles reconhecem a nossa luta, mas votam contra por subserviência", desabafa Thiago.

Thiago também tem usado a tribuna para tratar do assunto. "Incrível como o governo do Estado não aprende com seus próprios erros. Tentou acabar com a Fapeg na reforma administrativa. Recuou. E agora quer extinguir a fundação cortando recursos de maneira drástica", protestou o peemedebista.

O deputado do PMDB tem mantido conversas com o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, e com representantes da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Comunidade Tecnológica de Goiás (Comtec) e Câmara Americana de Comércio (AMCHAM – Goiás).

UEG - A PEC que reduz repasses para a Fapeg também tem outro grave equívoco na opinião de Thiago Peixoto. Ela exime o governo da obrigatoriedade em repassar, mensalmente, 2% do orçamento do Estado para a UEG. A PEC retira o termo "duodécimos mensais". "A universidade perde ainda mais autonomia", diz o peemedebista.