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Educação de qualidade é um desafio possível, diz Thiago
Como desafio a serem superados, Thiago apontou a universalização da pré-escola, a criação de lideranças a partir de treinamento para aspirantes a diretor, parceria com o setor privado para o patrocínio e financiamento de ações inovadoras e a formação continuada dos professores.
De acordo com o peemedebista, o modelo de gestão ideal, ou seja, eficiente e de qualidade, deve ter diagnóstico, planejamento e gerenciamento, todos com foco nas melhorias dos indicadores educacionais. "Hoje, no Brasil, há um nível de aprendizado real que é ainda abaixo do ideal. Mesmo assim, ainda não estamos muito longe dos índices estabelecidos pelo MEC. Com mudanças na política educacional podemos alcançar estas metas", acredita.
Termo de Compromisso e Bônus de desempenho
O deputado, que é articulador do movimento Todos pela Educação em Goiás, defendeu a assinatura de Termo de Compromisso que traça metas pactuadas com cada unidade escolar. A idéia é utilizar parâmetros como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), distorção idade-série, índice de aprovação e freqüência de alunos e de professores. Em contrapartida, a Secretaria de Educação se responsabiliza pelas condições necessárias (infra-estrutura, currículo, pessoal) para que as escolas alcancem seu objetivo: a melhoria dos indicadores educacionais por meio da efetivação da proposta pedagógica.
Outro ponto abordado pelo parlamentar na palestra foi a criação do Bônus de Desempenho Educacional, que seria concedido a todos os servidores das unidades escolares que atendessem às metas e condições previamente fixadas pelo Termo de Compromisso com a Educação. O Bônus é um prêmio anual de recebimento condicionado ao cumprimento das metas educacionais. Ele promoveria a qualidade do ensino por meio da valorização e remuneração dos profissionais em Educação.
Ações para uma escola melhor
Projeto Ler e Escrever: Universitários bolsistas ou estagiários atuariam como professor auxiliar nas séries iniciais de alfabetização.
Criação de etapas de recuperação intensiva dos conteúdos curriculares fundamentais ao final da 2ª, 4ª e 8ª séries.
Divulgação das propostas curriculares e expectativas de aprendizagem para todas as séries e disciplinas.
Plano de obras e investimentos em infra-estrutura.
Criação de uma rede de relacionamento entre as escolas para troca de experiências.
Treinamento de pessoas para lidarem com dados.