Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
“Educação de qualidade é um desafio possível”, diz Thiago

29 de Maio de 2009 às 11:22
Acesse: www.thiagopeixoto.com.br
“Educação de qualidade é um desafio possível. Basta comprometimento”, disse o deputado Thiago Peixoto (PMDB) nesta quarta-feira em Aragoiânia (distante 40 quilômetros da Capital) em palestra sobre Educação na Câmara Municipal. O parlamentar foi recepcionado pelo vereador Edjanes Ferreira de Andrade Junior (PMDB). Entre os presentes: diretores, professores e alunos da rede pública estadual e municipal da cidade.

Como desafio a serem superados, Thiago apontou a universalização da pré-escola, a criação de lideranças a partir de treinamento para aspirantes a diretor, parceria com o setor privado para o patrocínio e financiamento de ações inovadoras e a formação continuada dos professores.

De acordo com o peemedebista, o modelo de gestão ideal, ou seja, eficiente e de qualidade, deve ter diagnóstico, planejamento e gerenciamento, todos com foco nas melhorias dos indicadores educacionais. "Hoje, no Brasil, há um nível de aprendizado real que é ainda abaixo do ideal. Mesmo assim, ainda não estamos muito longe dos índices estabelecidos pelo MEC. Com mudanças na política educacional podemos alcançar estas metas", acredita.

Termo de Compromisso e Bônus de desempenho

O deputado, que é articulador do movimento Todos pela Educação em Goiás, defendeu a assinatura de Termo de Compromisso que traça metas pactuadas com cada unidade escolar. A idéia é utilizar parâmetros como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), distorção idade-série, índice de aprovação e freqüência de alunos e de professores. Em contrapartida, a Secretaria de Educação se responsabiliza pelas condições necessárias (infra-estrutura, currículo, pessoal) para que as escolas alcancem seu objetivo: a melhoria dos indicadores educacionais por meio da efetivação da proposta pedagógica.

Outro ponto abordado pelo parlamentar na palestra foi a criação do Bônus de Desempenho Educacional, que seria concedido a todos os servidores das unidades escolares que atendessem às metas e condições previamente fixadas pelo Termo de Compromisso com a Educação. O Bônus é um prêmio anual de recebimento condicionado ao cumprimento das metas educacionais. Ele promoveria a qualidade do ensino por meio da valorização e remuneração dos profissionais em Educação.

Ações para uma escola melhor

Projeto Ler e Escrever:
Universitários bolsistas ou estagiários atuariam como professor auxiliar nas séries iniciais de alfabetização.
Criação
de etapas de recuperação intensiva dos conteúdos curriculares fundamentais ao final da 2ª, 4ª e 8ª séries.
Divulgação das propostas curriculares
e expectativas de aprendizagem para todas as séries e disciplinas.
Plano de obras e investimentos
em infra-estrutura.
Criação de uma rede de relacionamento
entre as escolas para troca de experiências.
Treinamento de pessoas para lidarem com dados.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.