Notícias dos Gabinetes
Thiago Peixoto apresenta emenda para manter repasse à UEG
O peemedebista apresentou emenda à PEC de Valin para garantir a manutenção dos atuais índices constitucionais destinados à política de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás. “Em nome da Educação e do conhecimento, o investimento tem que ser garantido. Todas as nações que se desenvolvem brigam por ter mais recursos. Não podemos ser diferentes”, justifica.
A PEC dos governistas, além de reduzir o repasse, também desobriga o cumprimento do mesmo – vale lembrar que o atual índice nunca foi cumprido. Para o parlamentar, um outro grave erro cometido pelos aliados do palácio. “As universidades são instituições que, ao longo do tempo, conseguiram se impor e manter sua independência devido à sua autonomia financeira. A UEG não deve ficar à mercê de critérios políticos sob o risco de um sério retrocesso científico”, defende.
Thiago também lembra que os próprios deputados do PSDB – os tucanos estão divididos quanto à redução - defenderam a UEG com veemência no passado. Segundo ele, falta coerência. “A redução e o não cumprimento do repasse de tais recursos, em uma área tão vital como essa, trará graves conseqüências ao futuro da economia goiana”, prevê.
Por fim, o deputado acredita que investimentos em Ciência e Tecnologia é a base para o desenvolvimento. “Este corte drástico que estão querendo promover – tanto na UEG quanto na Fapeg - trará prejuízos ao financiamento das pesquisas científicas em Goiás, que ainda tem uma produção muito baixa se comparada aos outros Estados”, afirma Thiago.