Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Thiago Peixoto apresenta emenda para manter repasse à UEG

24 de Março de 2009 às 17:46
Acesse: www.thiagopeixoto.com.br
“Ataque ao futuro de Goiás, ataque ao conhecimento, ataque à Ciência e Tecnologia”. Este é o discurso adotado pelo deputado Thiago Peixoto (PMDB) em relação ao Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentado pelo deputado Wellington Valin (PSDB) que reduz o repasse destinado à Universidade Estadual de Goiás (UEG) de 2% para 0,25%. A redução também atinge a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) - de 0,5 para 0,1%.

O peemedebista apresentou emenda à PEC de Valin para garantir a manutenção dos atuais índices constitucionais destinados à política de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás. “Em nome da Educação e do conhecimento, o investimento tem que ser garantido. Todas as nações que se desenvolvem brigam por ter mais recursos. Não podemos ser diferentes”, justifica.

A PEC dos governistas, além de reduzir o repasse, também desobriga o cumprimento do mesmo – vale lembrar que o atual índice nunca foi cumprido. Para o parlamentar, um outro grave erro cometido pelos aliados do palácio. “As universidades são instituições que, ao longo do tempo, conseguiram se impor e manter sua independência devido à sua autonomia financeira. A UEG não deve ficar à mercê de critérios políticos sob o risco de um sério retrocesso científico”, defende.

Thiago também lembra que os próprios deputados do PSDB – os tucanos estão divididos quanto à redução -  defenderam a UEG com veemência no passado. Segundo ele, falta coerência. “A redução e o não cumprimento do repasse de tais recursos, em uma área tão vital como essa, trará graves conseqüências ao futuro da economia goiana”, prevê.

Por fim, o deputado acredita que investimentos em Ciência e Tecnologia é a base para o desenvolvimento. “Este corte drástico que estão querendo promover – tanto na UEG quanto na Fapeg - trará prejuízos ao financiamento das pesquisas científicas em Goiás, que ainda tem uma produção muito baixa se comparada aos outros Estados”, afirma Thiago.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.