Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos leva reivindicações da comunidade a secretário de Segurança Pública
Em audiência com o secretário de Estado de Segurança Pública, Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita, a deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) apresentou diversas reivindicações da comunidade. Entre elas, está a implantação do ‘botão de pânico’, dispositivo que visa diminuir o alarmante número de agressões às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Trata-se de um aparelho, já implantado no estado do Espírito Santo, por meio do Tribunal de Justiça estadual, em que a vítima deve manter o botão pressionado por três segundo para o sistema ser acionado. Ao ser acionado, o dispositivo grava o som ambiente do local, que servirá como prova de uma eventual agressão à mulher. “O dispositivo funcionará como uma segurança às mulheres vítimas de violência doméstica, pois quando o botão é apertado, há um rastreamento da Central de Monitoramento em que é localizado o lugar onde o caso está acontecendo”, explica Isaura. Cabe à Central informar o órgão competente mais próximo da agressão para que o mesmo vá até o local para uma eventual prisão em flagrante.
Isaura Lemos também solicitou ao secretário o relatório do quadro de violência doméstica e demais tipos de violência que abatem sobre as mulheres do estado de Goiás. A parlamentar requereu ainda que seja formado um grupo de estudo para elaborar um manual de conduta para que as mulheres se sintam protegidas após efetuarem denúncias.
Policiamento
A deputada pediu também mais policiamento em diversos bairros, como no Residencial Parque Eldorado Oeste e no Jardim Atlântico, em Goiânia, e no município de Bela Vista de Goiás, cidade que tem se tornado muito violenta nos últimos meses com homicídios e assaltos. Solicitou ainda ronda militar no Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, no Bairro Maísa, em Trindade.