Notícias dos Gabinetes
Thiago luta até último segundo pelo avanço de Goiás
O deputado estadual Thiago Peixoto (PMDB) lutou até o último segundo para que o repasse à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) não fosse reduzido de 0,5% para 0,1%. Nesta terça-feira, antes da segunda votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que regulamenta a questão, Thiago discutiu a matéria com seus colegas parlamentares na tentativa de sensibilizá-los para a necessidade de maior investimento em Educação como saída para a crise. Mesmo assim, a PEC governista foi aprovada.
Em seu discurso, o peemedebista citou o relatório apresentado pela Federação das Indústrias do estado de Goiás (Fieg) que aponta como o principal gargalo capaz de prejudicar o desempenho industrial em nosso Estado a falta de qualificação profissional. Por isso, de acordo com Thiago, "é um contra-senso reduzir os investimentos não só da Fapeg, mas também da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SecTec), que é a responsável por uma política de capacitação dos goianos". Vale ressaltar que é competência básica da SecTec a promoção da educação profissionalizante e tecnológica nas modalidades de ensino.
O deputado enfatizou que o compromisso com a Educação, o conhecimento, a pesquisa e com a qualificação da mão-de-obra é uma demanda atual, pungente e urgente. Por isso, é um equívoco reduzir o repasse de verbas para um setor tão importante para o desenvolvimento. "O governo promoveu o retrocesso não só em relação ao futuro, mas também ao presente do nosso Estado. É evidente a dificuldade dos governistas de valorizar a Educação. Só nos resta tentar correr atrás desse Tempo Perdido no ano que vem", afimou.