Notícias dos Gabinetes
Thiago no DM: É preciso administrar com foco no resultado
“É preciso administrar com foco no resultado”
Especialistas em Liderança e Gestão Pública desembarcam em Goiânia amanhã para um seminário suprapartidário voltado para prefeitos, secretários e demais profissionais ligados à administração pública. A entrada é franca e as inscrições poderão ser feitas pelo telefone 3221-3135. O deputado Thiago Peixoto (PMDB), ao lado da Frente de Mobilização Municipalista (FMM), é um dos organizadores do evento, que conta ainda com o apoio da Assembleia Legislativa.
Diário da Manhã – Cláudio Gastal é presidente do Movimento Brasil Competitivo e Luiz Felipe D’Avila coordena o Centro de Liderança Pública. Pelo currículo dos palestrantes, este seminário será uma espécie de aula para os gestores goianos?
Thiago Peixoto – Nosso objetivo vai além. A ideia é conscientizá-los da importância de se administrar com foco em resultados e com o estabelecimento de metas. Feito isso, podemos concluir que, de imediato, a população verá o aperfeiçoamento dos serviços públicos. E como estamos tratando de poder público, o que de fato interessa é isto: atender, com qualidade, às demandas da população.
DM – Numa rápida pesquisa vimos, por exemplo, que Luiz Felipe passou pela iniciativa privada.
Thiago – Na verdade, ele continua. Além de diretor-presidente do Centro de Liderança Pública, ele é membro do Conselho Consultivo do grupo Pão de Açúcar. Isto é prova de que princípios da iniciativa privada podem, sim, ser aplicados à gestão pública, como estratégias para aumento da produtividade e da eficiência de políticas públicas implementadas pelos gestores. Luiz Felipe também tem um currículo que impressiona: ele estudou Ciências Políticas em Paris e Administração Pública em Haward (EUA).
DM – Os prefeitos são o público-alvo do seminário?
Thiago – Além deles, secretários e gestores de maneira geral. Por isso, a importância da participação da Frente de Mobilização Municipalista (FMM) neste evento. Estamos organizando este seminário seis meses depois de dezenas de prefeitos e de seus respectivos auxiliares tomarem posse nos seus cargos. Ou seja, já houve tempo suficiente para tomarem conhecimento da real situação de seus municípios. Com este seminário, vão receber subsídios que podem auxiliá-los ao longo destes três anos e meio de mandato. Auxiliá-los, por exemplo, a concentrar esforços nas atividades-fim e não perder tempo com atividades-meio e a reduzir drasticamente a burocracia.
DM – Chama a atenção o fato de o MBC, presidido por Cláudio Gastal, que é um dos palestrantes, já ter trabalhado tanto com o governo federal quanto com a Prefeitura de São Paulo, administrada pelo DEM (Gilberto Kassab).
Thiago – Nosso evento, assim como o trabalho desenvolvido pelo MBC, tem este caráter suprapartidário. E para informar ainda mais o leitor, no mesmo dia do seminário, Gastal oficializará convênio entre o MBC e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, onde o movimento executará o projeto de reforma administrativa no município. Fui o responsável por trazer o presidente do MBC à Capital em novembro do ano passado, quando ele prestou uma espécie de consultoria à Prefeitura de Goiânia, no momento em que elaborávamos a reforma administrativa do Paço (à época, Thiago comandava a Secretaria de Governo). O prefeito Maguito Vilela participou desta reunião. Foi aí que começou a parceria entre o MBC e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia.