Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
“Crises são fundamentais para se rever valores”, diz especialista convidado por Thiago Peixoto

02 de Julho de 2009 às 12:54
Acesse: www.twitter.com/thiagopeixoto

Crise no Congresso Nacional – em especial no Senado. Centenas e centenas de municípios brasileiros endividados. Ano pré-eleitoral. Governo do Estado letárgico, que trabalha apenas com base em discursos e declarações vazias. Não poderia haver melhor cenário para a realização do Seminário “Gestão Pública para o Século XXI”, evento coordenado na última quarta-feira, 1º de julho, pelo deputado Thiago Peixoto (PMDB) com o apoio da Frente de Mobilização Municipalista (FMM).

O diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), Luiz Felipe D´Avila, e o presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Gastal, foram os dois palestrantes do seminário. “Crises são fatos fundamentais para se rever valores e mudar comportamento”, iniciou Luiz Felipe. “Um líder tem que ter a capacidade de gerar desconforto e decepcionar seus liderados se assim for necessário para promover mudanças”, prosseguiu. “Um líder tem que saber conduzir seus liderados para enfrentar perdas”, acrescentou o especialista.

Também estavam presentes o vereador Daniel Vilela (PMDB), que representou a Câmara de Goiânia, o deputado Paulo Cezar Martins, e os prefeitos Gilmar Alves (Quirinópolis), Cleumar Gomes (Morrinhos), Leri Guedes (São Patrício) e Samuel dos Santos Rodrigues (PMDB). O de Aparecida, Maguito Vilela, foi representado por três secretários: Jório Rios (Regulação Urbana), Domingos Pereira (Educação) e Marcos Bernardo (Indústria e Comércio).

Bom Dia Goiás
Horas antes do seminário, Luiz Felipe foi um dos entrevistados do telejornal Bom Dia Goiás, transmitido pela TV Anhanguera/Rede Globo. “Líderes políticos que estão hoje no Senado deveriam aproveitar a crise atual para executar mudanças transformadoras na Casa. Mas isto é fato: é muito difícil você acabar com um tipo de política que busca privilégios”, disse o especialista em resposta à primeira pergunta feita pela jornalista Sirlene Mendonça.

“Apesar de tudo, sou um otimista em relação ao futuro da política brasileira. Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) os gestores públicos passaram a perceber que gestão dá voto”, disse ele. “Bons gestores conseguem fazer escola. Eles ‘contaminam’ seus subordinados, é uma reação em cadeia”, complementou Luiz Felipe.

O especialista também discorreu sobre Os Virtuosos, um dos seis livros já publicados por ele: “É preciso deixar claro que nem todos os políticos são ladrões ou corruptos. Este livro fala de presidentes da República que fizeram diferença, como Prudente de Morais (1894-1898).” Ao final da entrevista, Luiz Felipe D´Avila concluiu: “Estas ‘mudanças transformadoras’ que tanto defendemos têm que começar pelo eleitor, que tem o poder de dar um voto consciente”.

MBC
Cláudio Gastal ressaltou que uma gestão de sucesso deve ser “inovadora”. “É preciso poupar para investir e, por conseguinte, alcançar o desenvolvimento econômico que gera empregos”, explicou. “Conhecimento técnico sem método não tem resultado. Por isso é essencial lideranças comprometidas”, disse o diretor-presidente do MBC.

Por fim, Gastal também apresentou o Programa de Modernização da Gestão Pública (PMGP) que será usado em Aparecida de Goiânia. “Trata-se de um projeto nacional e suprapartidário que tem a premissa da parceria público-privada, do compromisso da administração pública e da transparência. A recompensa é o aumento da arrecadação sem aumento de impostos, apenas por meio da qualidade do gasto”, apontou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.