Notícias dos Gabinetes
Crises são fundamentais para se rever valores, diz especialista convidado por Thiago Peixoto
Crise no Congresso Nacional – em especial no Senado. Centenas e centenas de municípios brasileiros endividados. Ano pré-eleitoral. Governo do Estado letárgico, que trabalha apenas com base em discursos e declarações vazias. Não poderia haver melhor cenário para a realização do Seminário “Gestão Pública para o Século XXI”, evento coordenado na última quarta-feira, 1º de julho, pelo deputado Thiago Peixoto (PMDB) com o apoio da Frente de Mobilização Municipalista (FMM).
O diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), Luiz Felipe D´Avila, e o presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Gastal, foram os dois palestrantes do seminário. “Crises são fatos fundamentais para se rever valores e mudar comportamento”, iniciou Luiz Felipe. “Um líder tem que ter a capacidade de gerar desconforto e decepcionar seus liderados se assim for necessário para promover mudanças”, prosseguiu. “Um líder tem que saber conduzir seus liderados para enfrentar perdas”, acrescentou o especialista.
Também estavam presentes o vereador Daniel Vilela (PMDB), que representou a Câmara de Goiânia, o deputado Paulo Cezar Martins, e os prefeitos Gilmar Alves (Quirinópolis), Cleumar Gomes (Morrinhos), Leri Guedes (São Patrício) e Samuel dos Santos Rodrigues (PMDB). O de Aparecida, Maguito Vilela, foi representado por três secretários: Jório Rios (Regulação Urbana), Domingos Pereira (Educação) e Marcos Bernardo (Indústria e Comércio).
Bom Dia Goiás
Horas antes do seminário, Luiz Felipe foi um dos entrevistados do telejornal Bom Dia Goiás, transmitido pela TV Anhanguera/Rede Globo. “Líderes políticos que estão hoje no Senado deveriam aproveitar a crise atual para executar mudanças transformadoras na Casa. Mas isto é fato: é muito difícil você acabar com um tipo de política que busca privilégios”, disse o especialista em resposta à primeira pergunta feita pela jornalista Sirlene Mendonça.
“Apesar de tudo, sou um otimista em relação ao futuro da política brasileira. Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) os gestores públicos passaram a perceber que gestão dá voto”, disse ele. “Bons gestores conseguem fazer escola. Eles ‘contaminam’ seus subordinados, é uma reação em cadeia”, complementou Luiz Felipe.
O especialista também discorreu sobre Os Virtuosos, um dos seis livros já publicados por ele: “É preciso deixar claro que nem todos os políticos são ladrões ou corruptos. Este livro fala de presidentes da República que fizeram diferença, como Prudente de Morais (1894-1898).” Ao final da entrevista, Luiz Felipe D´Avila concluiu: “Estas ‘mudanças transformadoras’ que tanto defendemos têm que começar pelo eleitor, que tem o poder de dar um voto consciente”.
MBC
Cláudio Gastal ressaltou que uma gestão de sucesso deve ser “inovadora”. “É preciso poupar para investir e, por conseguinte, alcançar o desenvolvimento econômico que gera empregos”, explicou. “Conhecimento técnico sem método não tem resultado. Por isso é essencial lideranças comprometidas”, disse o diretor-presidente do MBC.
Por fim, Gastal também apresentou o Programa de Modernização da Gestão Pública (PMGP) que será usado em Aparecida de Goiânia. “Trata-se de um projeto nacional e suprapartidário que tem a premissa da parceria público-privada, do compromisso da administração pública e da transparência. A recompensa é o aumento da arrecadação sem aumento de impostos, apenas por meio da qualidade do gasto”, apontou.