Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos parabeniza Justiça por determinar redução no preço da passagem de ônibus

11 de Junho de 2013 às 16:59

A deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) apresentou requerimento parabenizando o juiz Fernando de Mello Xavier, da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, por determinar que a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) suspenda a cobrança do aumento da tarifa do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, atualmente de R$ 3, e volte a cobrar o valor anterior – R$ 2,70.

A decisão, em caráter liminar, foi proferida na tarde desta segunda-feira, 10. A ação civil pública que provocou a decisão foi proposta pelo Procon Goiás no dia 29 de maio.

De acordo com Isaura, o contrato estabelecido entre o poder público e as empresas que operam o transporte coletivo prevê que uma parcela de 35% do valor da passagem seja estabelecido pelo valor do combustível. Porém, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) emitiu documento afirmando que essa parcela deveria ser de, no máximo, 25%, ou seja, 10% a mais que a ANTT recomenda.

“São Paulo, por exemplo, determinou que a parcela para o combustível seja de 17%. O cálculo para o aumento da tarifa não condiz com a realidade das empresas que operam no transporte coletivo em nível nacional”, afirma a deputada.

Isaura Lemos sugeriu que a Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) reavalie essa diferença sobre os 10% referente ao combustível. A parlamentar também sugeriu que o ICMS do combustível seja reduzido, especialmente para o transporte coletivo. Ela lembrou que 38% dos moradores da Região Metropolitana de Goiânia não conseguem ter acesso ao transporte coletivo, pois não podem pagar pelo serviço.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.