Notícias dos Gabinetes
Sete anos da Lei Maria da Penha serão comemorados em ato na Assembleia
Os sete anos da promulgação da Lei Maria da Penha serão comemorados em Goiás no próximo dia 7, data de aniversário da Lei, em um ato que será realizado no Saguão da Assembleia Legislativa, às 9 horas.
Durante o ato, que conta com o apoio da deputada estadual Isaura Lemos e da vereadora Tatiana Lemos (ambas do PCdoB), serão discutidos como está a vida das mulheres em Goiás e o que diz o relatório da CPMI da Mulher/Congresso Nacional sobre a implementação do Pacto de Enfrentamento à Violência em nosso estado.
Conquistada após décadas de luta e resistência feminista, a Lei nº 11.340/2006 positivou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres. No entanto, muitos entraves impedem a plena eficácia da legislação protetiva.
Na última década, foram mortas 43 mil mulheres no Brasil. Infelizmente, Goiás e Goiânia encontram-se na vergonhosa posição de segundo estado e capital em número de feminicídio. O Relatório da CPMI da Violência contra as Mulheres/Congresso Nacional desnuda parte dos entraves responsáveis por esta tragédia cotidiana. E demonstra a enorme necessidade de conjugação de esforços dos poderes constituídos e da sociedade organizada para enfrentar esta perniciosa realidade.
O ato ‘Se muito vale o já feito, mais vale o que será’ é uma realização do Fórum Goiano de Mulheres, do Conselho Estadual da Mulher (Conem) e da Articulação de Mulheres Brasileiras. Além do apoio da deputada Isaura Lemos e da vereadora Tatiana Lemos, o ato também é apoiado por: deputada federal Marina Sant´Anna (PT), deputado estadual Mauro Rubem (PT), vereadora Cristina Lopes (PSDB), Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Goiânia (SMPM-Goiânia), Grupo Mulheres na Tecnologia, Programa Interdisciplinar da Mulher da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Pimep), Central de Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros em Goiás (CTB-GO), Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (Cevam), Centro Popular da Mulher da Mulher/UBM, Oficina Mulher, Unipaz-GO, Associação de Mulheres na Comunicação, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Astral, Ong Mestra, Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde-GO), Grupo de Mulheres Negras Malunga e Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, União Goiana dos Estudantes Secundaristas (UGES) e União Estadual dos Estudantes em Goiás (UEE-GO).
Tudo tem passado, presente e futuro. Se hoje temos avanços, é porque o caminho foi e é trilhado por muitas mulheres e pessoas de luta. Faça parte desta história.
Superar os entraves e avançar na implementação da Lei Maria da Penha.
Tod@s ao Ato!
ATO: Se muito vale o já feito, mas vale o que será
Dia: 07 de agosto, quarta-feira
Local: Saguão da Assembleia Legislativa
Horário : 9 horas da manhã